Trabalhos de Conclusão de Cursos: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 361-380 of 405
-
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ... -
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ... -
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ... -
Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas ... -
E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ... -
Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ... -
A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ... -
Projetos audiovisuais no ambiente escolar: MacacuCine um estudo de caso
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar, a partir de uma pesquisa sobre o projeto MacacuCine. O MacacuCine é um projeto de audiovisual que acontece desde 2007 no município ... -
Impactos ambientais na laguna de Araruama: uma análise para subsidiar a criação de um programa de recuperação ambiental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2017)A Laguna de Araruama com 206.8km2 de extensão, é considerada a maior do mundo em hipersalinidade permanente, além de ser circundada por seis municípios: Arraial do Cabo, Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da ... -
Estudo da população de Brachidontesexustus (linné, 1758) (Bivalvia, Mytilidade) em um costão rochoso na desembocadura de um canal na Praia do Pontal, em Arraial do Cabo - RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2017)Os costões rochosos são considerados um dos mais importantes habitats costeiros bentônicos, devido à alta riqueza de espécies de grande importância ecológica e econômica, como mexilhões, ostras, crustáceos e uma variedade ... -
O Turismo como possibilidade para a preservação do patrimônio da comunidade tradicional salineira do Caminho do Sal - RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)A Região da Costa do Sol no Estado do Rio de Janeiro, representada pelos municípios de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, ... -
A experiência da descentralização do licenciamento ambiental do município de Arraial do Cabo, RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)A descentralização é a transferência de responsabilidade de um ente federativo para outro, no caso específico o licenciamento ambiental do Órgão Estadual do Meio Ambiente (OEMA) para município de Arraial do Cabo. O ... -
Avaliação da Contribuição do ICMS Ecológico no município de Petrópolis – Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019) -
Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ... -
Scratch e sala de aula invertida: estratégias de gamificação e metodologias ativas em aulas de redação no ensino médio
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)À luz das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo educacional, faz-se necessária a implementação de metodologias ativas na educação básica que propiciem o protagonismo do aluno no processo de ... -
Identificação molecular dos pequenos mamíferos não-voadores dos campos de altitude do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019)Atualmente, os remanescentes naturais da Mata Atlântica correspondem a cerca de 12% da sua cobertura original. Contudo, ela ainda é considerada como um dos 25 hotspots de biodiversidade mundiais, e particularmente uma ... -
Validação funcional dos sítios de fosforilação regulados pela via de resposta ao dano no DNA em condição de estresse de replicação
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2018)A via de resposta ao dano de DNA (RDD) é importante no monitoramento de estruturas aberrantes de DNA. Em células humanas, a via de RDD é regulada pelas quinases ATM, ATR, Chk1 e Chk2. Em Saccharomyces cerevisiae, essas ... -
Avaliação do potencial citotóxico de um grupo de quinazolinonas produzidas no IFRJ em células vero in vitro
(IFRJ - CAMPUS RIO DE JANEIRO, 2019)O cultivo de células é uma prática existente há muitas décadas e seu desenvolvimento técnico foi fundamental para pesquisa com células-tronco, órgãos em 3D, áreas biomédicas, produção de fármacos, dentre muitas outras. ...