• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Nas Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Yago Marinho Aquino do Nascimento.pdf (989.6Kb)
Data
2019-12-09
Autor
Nascimento, Yago Marinho Aquino do
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque de Caxias. Além disso, buscou-se compreender suas práticas profissionais na atualidade. Esse tema nasceu a partir da reflexão de como a formação dos professores formadores de futuros professores pode possivelmente impactar a formação de seus alunos licenciandos, já que a sua prática é estimulada por posições teóricas e políticas sobre a educação. Buscou-se através das entrevistas feitas junto a esses professores investigar aspectos de sua formação que contrastam diametralmente com a formação que os licenciandos em Química dessa instituição recebem ao longo de todo o curso, tentando entender os desafios que esses docentes passaram também ao longo de suas formações e ainda passam, atualmente, nos contextos de suas aulas. Ao final da análise dos resultados, pode-se perceber que o processo de reflexão sobre uma formação fragilizada em relação aos saberes docentes impactou tais professores do IFRJ no que se refere à compreensão de alguns aspectos relacionados ao Ensino de Química. Destaca-se a percepção do grupo entrevistado em relação à formação no IFRJ – campus Duque de Caxias ao afirmarem que ela é dada de forma mais elaborada pensando em todo o curso a formação do futuro professor de Química
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1058
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual 

    Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)
    A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ...
  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV