• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Lúdico e aprendizagem na Educação Infantil: Uma revisão sistemática das intervenções na escola.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Natália Teles Martins Monteiro.pdf (413.8Kb)
Data
2018-07-06
Autor
Monteiro, Natália Teles Martins
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional (artigos, dissertações e teses) dos últimos 5 anos, data da alteração da LDB pela Nº 12.796 (BRASIL, 2013), no intuito de identificar estudos de intervenção que utilizam atividades lúdicas na educação infantil pesquisadas em escolas brasileiras. A busca foi realizada no repositório Periódicos Capes usando termos/descritores de busca relacionados ao lúdico, ludicidade, brincar e a brincadeira tendo como limitador estudos desenvolvidos na educação infantil. Foram encontrados oito estudos de intervenção abordando temas da saúde, jogos e papéis sociais, música, ciência e matemática. As atividades lúdicas utilizadas foram jogos, quebracabeça, teatro de fantoches, história em quadrinhos, contos e dramatização, música, experimento com bolinha de sabão. De maneira geral, as atividades lúdicas propostas alcançaram com certo sucesso seus objetivos, constituindo uma importante fonte de informação para os professores da educação infantil. No entanto, outras questões foram levantadas: Como a composição da turma afeta o desenvolvimento de atividades lúdicas? Diferentes contextos podem afetar a forma como a atividade lúdica é ressignificada pelas crianças? Tais questões podem nortear estudos futuros sobre atividades lúdicas na educação infantil.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1069
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV