• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Thayse gonçalves Grunewald.pdf (1.972Mb)
Data
2018-12-12
Autor
Grunewald, Thayse Goncalves
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a formação do profissional ou não foram vistas metodologias que possibilitem um ensino construtivista ou foram dadas em um curto espaço de tempo o que não permitiu um grande desenvolvimento do assunto. Isso faz com que o futuro professor perca a afinidade com esse caráter diferencial no ensino da Química, gerando assim a preferência pela reprodução do ensino tradicional. Pensado em uma forma de tentar mudar um pouco esse cenário, criou-se um guia didático voltado para professores de Química do Estado no ensino regular. Nesse guia, chamado Ciências no cotidiano: um guia para ser um professor diferente, trata-se assuntos como: o por que é necessário fazer um ensino diferente do tradicional, o que os alunos atuais querem com relação as aulas e as ferramentas de contextualização, interdisciplinaridade e experimentos investigativos. Além disso, o guia conta com exemplos de assuntos e textos que podem ser usados na integra ou serem adaptados juntamente com experimentos que foram sugeridos apenas materiais se fácil acesso. Para poder avaliar a qualidade do material produzido buscou-se materiais que explicassem como uma apostila deve ser montada de modo a ajudar no ensino, a ajuda de professores colaboradores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias e a avaliação de alguns professores do Estado do Rio de Janeiro.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1057
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual 

    Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)
    A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ...
  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV