• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A produção sobre saberes docentes na eduação física.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso - Cassia Ludmila Paulo Vicente dos Santos (380.4Kb)
Data
2019-12-20
Autor
Santos, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos últimos 10 anos a presença e relevância do tema supracitado, além de compreender como os saberes dialogam com a identidade docente. Durante a análise, foram elencadas quatro categorias para discussão: objeto e sujeitos, referencial teórico, procedimentos e instrumentos e identidade docente. Percebemos que os estudos investigam os saberes de estudantes universitários e professores formados, utilizando os estudos de Tardif como principal referência sobre saberes docentes. Os artigos são de natureza qualitativa, sendo a entrevista o meio mais usado de coleta de dados. Percebemos que os conceitos de saberes e Identidade docentes estão em contínua e mútua transformação. A pesquisa sugere uma lacuna a ser explorada no campo da Educação Física em relação ao estudo dos saberes docentes, considerando o pouco uso de referências da área específica nas abordagens analisadas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1060
Collections
  • Ciências da Saúde

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Uma análise sobre os conteúdos de ensino da Educação Física. 

    Assis Júnior, Jorge de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-13)
    O presente estudo visa investigar como vem se dando a aplicação dos conteúdos nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental. Parte da premissa, vigente na legislação atual, de que a disciplina possui ...
  • Análise da motivação/desmotivação dos alunos do terceiro ano do curso normal do Instituto de Educação Carlos Pasquale, em Nilópolis, quanto à aprendizagem em Educação Física com vistas à sua prática futura como professor generalista 

    Lima, Ana Cristina de Santana Dias (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
    O objetivo deste artigo é analisar se os alunos, do terceiro ano Normal do Instituto de educação de Nilópolis, se sentem motivados quanto ao seu conhecimento sobre as metodologias de ensino de educação física e ainda, se ...
  • Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar 

    Farias, Breno Pereira; Costa Júnior, Edson Farret da (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022)
    O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV