• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Sonara Gonçalves Silva Cassa.pdf (926.1Kb)
Data
2018-06-18
Autor
Cassa, Sonara Gonçalves Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que são utilizadas para facilitar o entendimento dos alunos e complementar sua metodologia de ensino. Em muitos estados brasileiros ainda existe a escassez de ferramentas didáticas diversificadas, principalmente as ferramentas tecnológicas. Para tanto, é preciso que o professor de química esteja preparado para trabalhar com as ferramentas que lhes são acessíveis. Uma ferramenta didática que é assegurada a todos os alunos da Educação Básica por meio de uma política pública de educação é o Livro Didático. Esse material é muitas vezes pouco valorizado devido ao estigma de ser ultrapassado, desinteressante e por ser considerado um material apenas para consulta. Assim, o presente trabalho visa descrever uma oficina de formação complementar para futuros professores de forma que eles estejam mais preparados para trabalhar com essa ferramenta e para que conheçam a fundo os procedimentos de avaliação e escolha desse objeto. O público alvo escolhido para a aplicação da proposta foram os alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias participantes do Programa de Educação Tutorial – PET Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia pelo fato de o objetivo do projeto ser a formação de excelência dos participantes. Os objetivos do trabalho incluem propor a oficina e avaliar sua efetividade bem como avaliar a formação dos alunos de licenciatura quanto à escolha e utilização dos Livros Didáticos. Com o estudo foi constatado a validade da proposta uma vez que os resultados apontam a um aprimoramento da visão dos participantes sobre as funcionalidades do Livro Didático e uma visão mais ampla sobre o processo de escolha da ferramenta. Além disso, ficou confirmado que a oficina é uma boa forma de complementação à formação curricular já ofertada pelo campus que, de acordo com a avaliação também realizada nesse estudo, se mostrou bastante eficiente.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1053
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV