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Violência e agressividade dos alunos nas aulas de Educação Física onde se trabalha o jogo.

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Hugo da Cruz Batista Vizeu.pdf (172.0Kb)
Data
2018-07-06
Autor
Vizeu, Hugo da Cruz Batista
Metadata
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Resumo
Diante do clima de insatisfação pela falta de polidez e de socialização, que assola o nosso ambiente escolar de convívio e, principalmente, da violência dentro do ambiente escolar, diversas atitudes acabam desencadeando um comportamento agressivo que desfavorece o estudo e a aprendizagem. Cada vez mais vemos aumentar atitudes agressivas entre os alunos em suas turmas ou entre outras turmas, atingindo funcionários da escola e os diversos professores que atuam numa unidade escolar. Diante deste cenário este estudo tem o objetivo de compreender, como se estabelecem as relações de violência e agressividade nas aulas de educação física em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Pretendendo então, compreender como as aulas de educação física podem influenciar nas relações de violência e agressividade através dos jogos. Esta é uma pesquisa qualitativa, pois propõe analisar de forma descritiva os fenômenos que foram observados no cotidiano de uma escola, acompanhando 5 (cinco) aulas com duração de 50 minutos, através de um diário de campo numa escola pública municipal na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com a análise do conteúdo foram identificadas três categorias de violência e agressividade: as verbais, simbólicas e físicas. As agressões e ações desrespeitosas acabam induzindo os alunos a não participarem de alguns jogos durante as aulas de educação física, isso porque alguns alunos carregam para o jogo, as motivações de vencer a qualquer custo, nem que seja com o uso da força ou no “grito”. Sendo assim, percebemos a grande importância de se trabalhar o respeito e a cooperação, no sentido mais amplo, tendo o auxílio da estrutura e organização que o jogo e demais conteúdos que a educação física oferece, a fim de buscar caminhos para combater e minimizar correntes práticas nocivas à sociedade como um todo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1065
Collections
  • Ciências da Saúde

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