Violência e agressividade dos alunos nas aulas de Educação Física onde se trabalha o jogo.
Abstract
Diante do clima de insatisfação pela falta de polidez e de socialização, que assola o nosso
ambiente escolar de convívio e, principalmente, da violência dentro do ambiente escolar,
diversas atitudes acabam desencadeando um comportamento agressivo que desfavorece o
estudo e a aprendizagem. Cada vez mais vemos aumentar atitudes agressivas entre os alunos
em suas turmas ou entre outras turmas, atingindo funcionários da escola e os diversos
professores que atuam numa unidade escolar. Diante deste cenário este estudo tem o objetivo
de compreender, como se estabelecem as relações de violência e agressividade nas aulas de
educação física em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Pretendendo então,
compreender como as aulas de educação física podem influenciar nas relações de violência e
agressividade através dos jogos. Esta é uma pesquisa qualitativa, pois propõe analisar de
forma descritiva os fenômenos que foram observados no cotidiano de uma escola,
acompanhando 5 (cinco) aulas com duração de 50 minutos, através de um diário de campo
numa escola pública municipal na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com a análise do
conteúdo foram identificadas três categorias de violência e agressividade: as verbais,
simbólicas e físicas. As agressões e ações desrespeitosas acabam induzindo os alunos a não
participarem de alguns jogos durante as aulas de educação física, isso porque alguns alunos
carregam para o jogo, as motivações de vencer a qualquer custo, nem que seja com o uso da
força ou no “grito”. Sendo assim, percebemos a grande importância de se trabalhar o respeito
e a cooperação, no sentido mais amplo, tendo o auxílio da estrutura e organização que o jogo
e demais conteúdos que a educação física oferece, a fim de buscar caminhos para combater e
minimizar correntes práticas nocivas à sociedade como um todo.