• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino do xadrez na Educação Física Escolar: uma revisão da literatura.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Daniella de Carvalho Costa Martelote.pdf (546.8Kb)
Data
2019-07-05
Autor
Martelote, Daniella de Carvalho Costa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo se trata de uma revisão de literatura, tendo como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre como o xadrez tem sido desenvolvido na Educação Física escolar a fim de verificar se e como estes temas são abordados na perspectiva dos estudos acadêmicos. Além disso, pretende-se compreender como os professores de Educação Física vêm desenvolvendo a prática do jogo de xadrez nas escolas brasileiras e identificar a quantidade de estudos que foram desenvolvidos na temática do xadrez no contexto da Educação Física escolar. Visto isso, no processo metodológico, foram realizadas buscas na plataforma Scientific Electronic Library Online – Scielo (busca 1) e no repositório Periódico CAPES (busca 2). A combinação das palavras chaves, “educação física” AND “xadrez” foi realizada nas duas buscas. Após o processo virtual automático, da plataforma Scielo e do repositório Periódico CAPES, de seleção e eliminação das pesquisas, assim como a leitura dos resumos para verificar o enquadramento nos critérios de inclusão e exclusão, no total da busca 1 foram encontrados três (03) estudos e na busca 2 trinta (30) estudos, totalizando assim trinta e três (33) estudos encontrados. Desses trinta e três estudos (33), vinte e nove (29) eram artigos diferentes e quatro (04) artigos repetidos. Do total dos vinte e nove estudos iniciais, vinte e sete (27) deles foram desconsiderados, pois não se aproximavam da temática que será discutida no presente trabalho e apenas dois (02) se enquadravam no critério de inclusão. Verificaram-se apenas dois artigos que contemplavam intervenção com uso do xadrez como conteúdo nas aulas de Educação Física. Pôde-se identificar que há professores comprometidos com seu planejamento, porém também foi apontado que há necessidade de maior compreensão do alcance do xadrez como potencial pedagógico. Isso dá indícios de que há necessidade de compreender, especificamente nas aulas de Educação Física escolar como o xadrez pode ser desenvolvido.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1064
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV