• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Rodrigo Magalhães Vieira.pdf (701.0Kb)
Data
2018-12-14
Autor
Vieira, Rodrigo Magalhães
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que possam ter relevância para a área educacional e que forneçam subsídios para fomentar a transmissão oral dos Mestres Populares na educação formal. Contribuir para a valorização da identidade, a compreensão da diversidade cultural brasileira e o reconhecimento do sujeito político do Mestre Popular e de seu lugar de fala e de representatividade das minorias. Sendo assim, de que forma a Educação Física poderia se apropriar dessas políticas dentro do currículo escolar para a transmissão oral dos Mestres Populares? Utilizou-se a metodologia Análise Documental para buscar as questões levantadas nesse estudo. Levamos em consideração a proposta de uma teoria educacional de Saviani (1983), a Pedagogia Histórico-Crítica, e a sua concepção de sociedade na perspectiva de transformação social como referencial teórico. Analisaremos algumas tensões como a conceituação de cultura e suas contribuições a partir do século XIX, na qual os estudos culturais avançam no olhar para a cultura. Consideramos que as políticas públicas encontradas avançam na inserção dos Mestres Populares nas escolas, pois através deles, a cultura não dominante e hegemônica pode contribuir para uma possível transformação social.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1072
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV