Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.
Abstract
O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que
possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O
objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que possam ter
relevância para a área educacional e que forneçam subsídios para fomentar a
transmissão oral dos Mestres Populares na educação formal. Contribuir para a
valorização da identidade, a compreensão da diversidade cultural brasileira e o
reconhecimento do sujeito político do Mestre Popular e de seu lugar de fala e de
representatividade das minorias. Sendo assim, de que forma a Educação Física
poderia se apropriar dessas políticas dentro do currículo escolar para a transmissão
oral dos Mestres Populares? Utilizou-se a metodologia Análise Documental para
buscar as questões levantadas nesse estudo. Levamos em consideração a proposta
de uma teoria educacional de Saviani (1983), a Pedagogia Histórico-Crítica, e a sua
concepção de sociedade na perspectiva de transformação social como referencial
teórico. Analisaremos algumas tensões como a conceituação de cultura e suas
contribuições a partir do século XIX, na qual os estudos culturais avançam no olhar
para a cultura. Consideramos que as políticas públicas encontradas avançam na
inserção dos Mestres Populares nas escolas, pois através deles, a cultura não
dominante e hegemônica pode contribuir para uma possível transformação social.