Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.
Abstract
O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade
onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os
processos necessários na indústria, advindos das mudanças ocorridas com a
revolução industrial. Já para sociedade do século XXI, este modelo não é mais eficaz,
pois demanda um indivíduo autônomo, crítico e capaz de solucionar problemas. Por
essa razão, entendemos que aplicar metodologias ativas ao contexto educacional
permite ao aluno desenvolver essas demandas. A gamificação, inserção e aplicação
de elementos de jogos em outros contextos, se apresenta como uma metodologia
ativa potencialmente capaz de favorecer a aprendizagem do aluno do século XXI por
meio de seus pilares, motivação e engajamento. Os indivíduos são incentivados a
jogar por motivos específicos: adquirir conhecimento profundo de determinado
assunto, aliviar a pressão, entreter a mente e socializar com outros jogadores, por
meio de aspectos que permeiam um jogo, como diversão, competição e exploração.
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver uma
estratégica metodológica gamificada, por intermédio de um jogo de cartas, que vise
favorecer a aprendizagem do tema industrialização de frutas, hortaliças e derivados
para alunos do curso médio técnico articulado de alimentos da FIRJAN SESI/SENAI,
do município da Tijuca-RJ. Dessa forma, espera-se que a estratégia de gamificação
proposta e baseada na utilização da mecânica, estratégia e estética de um jogo
proporcione aumento da motivação e engajamento dos alunos, resultando em um
ensino que estimule o pensamento crítico, a adaptabilidade e a tomada de decisão na
solução de problemas e, consequentemente, favoreça a aprendizagem.