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Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.

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Tais Pereira da Fonseca.pdf (4.229Mb)
Data
2021-06-22
Autor
Fonseca, Tais Pereira da
Metadata
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Resumo
O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das mudanças ocorridas com a revolução industrial. Já para sociedade do século XXI, este modelo não é mais eficaz, pois demanda um indivíduo autônomo, crítico e capaz de solucionar problemas. Por essa razão, entendemos que aplicar metodologias ativas ao contexto educacional permite ao aluno desenvolver essas demandas. A gamificação, inserção e aplicação de elementos de jogos em outros contextos, se apresenta como uma metodologia ativa potencialmente capaz de favorecer a aprendizagem do aluno do século XXI por meio de seus pilares, motivação e engajamento. Os indivíduos são incentivados a jogar por motivos específicos: adquirir conhecimento profundo de determinado assunto, aliviar a pressão, entreter a mente e socializar com outros jogadores, por meio de aspectos que permeiam um jogo, como diversão, competição e exploração. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver uma estratégica metodológica gamificada, por intermédio de um jogo de cartas, que vise favorecer a aprendizagem do tema industrialização de frutas, hortaliças e derivados para alunos do curso médio técnico articulado de alimentos da FIRJAN SESI/SENAI, do município da Tijuca-RJ. Dessa forma, espera-se que a estratégia de gamificação proposta e baseada na utilização da mecânica, estratégia e estética de um jogo proporcione aumento da motivação e engajamento dos alunos, resultando em um ensino que estimule o pensamento crítico, a adaptabilidade e a tomada de decisão na solução de problemas e, consequentemente, favoreça a aprendizagem.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1055
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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