• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Talita Gonzaga da Silva.pdf (2.179Mb)
Data
2019-06-19
Autor
Silva, Talita Gonzaga da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição química do carvão, seu contexto histórico e da sua utilização como fonte de energia. Este tema também pode contribuir para a alfabetização científica dos alunos ao tratar de discussões sobre os riscos e os impactos ambientais resultantes da atividade de mineração, bem como a influência da queima do carvão no aquecimento global e na ocorrência de chuvas ácidas. Para isso, é possível utilizar uma abordagem de ensino por meio do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O público alvo desse estudo foram alunos do segundo ano do Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede federal, estadual e particular de ensino. Este público necessita de uma abordagem diferenciada e contextualizada, que permite ao aluno associar o conteúdo visto na sala de aula com a realidade que o cerca. Assim, acredita-se que as recentes tragédias ocorridas em nosso país na área de mineração possam despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema e contribuir para o sucesso da abordagem. Para tal, o projeto foi dividido, em quatro etapas: (i) contextualização do tema gerador; (ii) abordagem química com foco na conscientização ambiental; (iii) abordagem teórica sobre funções inorgânicas e (iv) experimentação. A primeira etapa consistiu da apresentação do tema gerador, por meio de tópicos como a importância do carvão no contexto histórico, as suas formas de utilização e os impactos ambientais causados pela atividade de mineração. Na segunda etapa foi trabalhada a leitura de reportagens que tivessem de acordo com a temática, seguido por debate com o foco na conscientização ambiental. Na terceira etapa foram trabalhados conceitos químicos sobre funções inorgânicas, por meio de abordagem teórica convencional. Na quarta etapa foram realizados três experimentos demonstrativos, em sala de aula, envolvendo conceitos de funções inorgânicas e o tema gerador, carvão. Durante a aplicação do projeto, os alunos foram avaliados por meio da realização de uma produção textual, uma lista de exercícios sobre funções inorgânicas, um estudo de caso e a participação nas discussões tanto nos debates como na experimentação em sala de aula. É importante salientar que o projeto foi aplicado nas três escolas, porém a discussão deste trabalho focou na análise dos resultados de uma das escolas, a escola particular, visto que esta teve maior participação dos alunos. Tais resultados indicam que os alunos conseguiram associar os conteúdos de química com a realidade que os cercam, bem como a importância do seu papel como cidadão para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Acredita-se que esse projeto possa atender a comunidade, ir além dos muros da escola, apresentando-a como uma ciência acessível. Por fim, considera-se que esse projeto cumpriu o seu propósito ao facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos químicos, de funções inorgânicas, por meio de trabalho interdisciplinar e de ter contribuído para a alfabetização científica dos alunos do segundo ano do Ensino Médio na modalidade EJA.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1056
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV