Trabalhos de Conclusão de Cursos
Browse by
.
Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
As Quatro Direções do Céu
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2020)O presente memorial propõe descrever o processo de produção e realização do produto cultural As Quatro Direções do Céu, espetáculo teatral que integrou a programação da V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio ... -
Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ... -
Memorial descritivo Afluentes O Sertão Carioca Ontem e Hoje
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este memorial descritivo apresenta o processo de concepção, desenvolvimento e desdobramentos da ação cultural Afluentes e sua primeira publicação intitulada O Sertão Carioca Ontem e Hoje. A publicação possui produção ... -
A noção de experiência e suas potencialidades para (Re)pensar a Educação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O tema do presente estudo se situa na área da educação e, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, buscará investigar as potencialidades da noção de experiência, tal como defendida pelo educador espanhol Jorge ... -
Trilha Marginal: subjetividades e estéticas periféricas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este texto consiste em um memorial do processo de criação do trabalho artístico "Trilha Marginal", que tem como temática central o sujeito periférico em suas relações estéticas. O trabalho foi construído a partir de três ... -
Diferenças no processo de apredizagem de alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O autismo, conforme definido no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais - DSM V, é um distúrbio invasivo do desenvolvimento caracterizado por desafios na interação social, déficits na comunicação verbal, interesses ... -
Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ... -
Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos ... -
Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ... -
O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo Revisão ... -
Contribuições da educação não formal destinada ao campesinato para a popularização da ciência.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A Popularização da Ciência (PC) é uma área em constante atualização, tanto em relação aos referenciais teóricos, quanto às práticas desenvolvidas, imbricada ao contexto social e ao desenvolvimento científico e tecnológico. ... -
Brincando com a ciência: mulheres cientistas e cultura científica no Museu do Brinquedo de Fortaleza.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo investiga a contribuição da coleção lúdica do Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF) para a cultura científica dos museus, com foco na inclusão de Mulheres na Ciência. Utilizando uma abordagem metodológica ... -
Combate às fake news sobre ciência na rede social digital Instagram: contribuições para os divulgadores científicos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente estudo aborda a divulgação científica como uma ferramenta essencial no combate às fake news nas redes sociais digitais. Investiga possíveis estratégias para a educação de divulgadores científicos na área da ... -
O Oceano e as Mudanças Climáticas: a abordagem da justiça climática em portais de notícias do Brasil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)De acordo com as tendências atuais, os efeitos das mudanças climáticas se tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. Apesar de os efeitos serem globais, distintos grupos sociais são impactados em ... -
Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência ... -
As Relações Interpessoais na Modernidade Líquida e suas influências no ambiente educacional.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente memorial é registro da realização de uma instalação artística interativa com elementos sonoros e visuais que abordou a temática das relações interpessoais na modernidade líquida e como elas influenciam o ... -
Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ... -
Só mais um Silva ou o dia em que virei cidadão: Perspectivas Autobiográficas sobre Juventudes e Construção de Identidades
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo apresentar perspectivas autobiográficas sobre a construção das identidades, por meio de narrativas exclusivas de três jovens oriundos da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, que ... -
Curso de Extensão “Outras Histórias da Arte: propondo reflexões críticas sobre a produção visual contemporânea nas periferias”
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca problematizar as produções do cenário contemporâneo das artes visuais da/e na Baixada Fluminense, com enfoque nos bairros de Nova Iguaçu e Belford Roxo. O projeto tem como proposta o fortalecimento ... -
Produção do Curta-Documentário entre Músicos e Pavões, O Choro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O memorial descritivo apresentado relata o processo de produção do curta-documentário intitulado Entre músicos e pavões, o choro que versa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento das atividades de um movimento ...