• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepções dos alunos do Ensino Médio do CIEP Cora Coralina sobre a quadra esportiva.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Ricardo Pinto Fontão.pdf (3.977Mb)
Data
2018-06-29
Autor
Fontão, Ricardo Pinto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo surge baseado nas inquietações provocadas pela desmotivvação dos alunos com as aulas práticas de Educação Física Escolar. Considerando a quadra esportiva um dos elementos associados a essa questão, objetivamos neste estudo, verificar a representação dos alunos do ensino médio sobre a quadra esportiva, onde se realizam as atividades de práticas corporais. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, teve suporte nos referenciais da Representação Social de Serge Moscovici e nas ideias de espaço/lugar de Yi-Fu Tuan. Os dados foram coletados através da técnica do grupo focal , com 12(doze) alunos, independentemente de gênero e que estivessem devidamente cursando o 3º ano do ensino médio em 2018. Para análise dos dados, seguimos o percursso metodológico da Análise de Conteúdo de Laurencce Bardin. A partir das análises, estabelecemos quatro categorias: Educação Física, Lazer, Conservação e Insegurança. Tais categorias nos levam a inferir que a quadra é associada ao ensino da disciplina, mas ao mesmo tempo é um lugar onde se estabelecem redes de sociabilidade e onde se vivencia o lazer dentro da escola. Entretanto, ao lado desses significados verificamos aspectos negativos associados à conservação e insegurança que podem estar contribuindo com o afastamento de parte dos alunos das aulas práticas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1071
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV