Ciências Exatas e da Terra: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 80
-
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
(2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ... -
Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-11)O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, ... -
Guia didático – método JIGSAW aplicado a cinética química: fatores relacionados a velocidade de reações químicas
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-13)Este trabalho propõe a divulgação de forma orientada de uma metodologia de ensino pouco conhecida. Com esta perspectiva, foi elaborado o guia didático ‘Cinética Química – Fatores que influenciam na velocidade das reações ... -
A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-26)No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para ... -
O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química
(IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ... -
Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ... -
Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ... -
O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-20)Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser ... -
Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ... -
O professor formador do curso de licenciatura em química do IFRJ Campus Duque de Caxias e sua contribuição para implementação da Lei Federal 10.639/2003
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)Mesmo após anos da normatização da Lei Federal 10.639/03, muitos professores de Química não implementam aspectos éticos, críticos e culturais em sua prática docente. Essa deficiência concebe práticas escolares e instituições ... -
Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-07-28)É comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no ... -
Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos ... -
Programa de educação tutorial do IFRJ campus Duque de Caxias: impactos na formação docente dos bolsistas e voluntários do programa
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12)A participação dos alunos em programas e projetos na graduação é de extrema importância tanto para sua formação acadêmica e pessoal quanto para a melhoria dos cursos de Ensino Superior. Além disso, a participação nestes ... -
Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06)Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. ... -
Você sabe o que come? A utilização de um estudo de caso sobre educação alimentar como forma de contextualizar o ensino de termoquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07)Com a constante mudança do mundo contemporâneo, o tempo tornou-se escasso e então, as empresas começaram a investir em alimentos de rápido preparo e consumo, como por exemplo os fast-foods e os congelados. Em virtude ... -
Matemática financeira e no processo de aprendizagem no ensino fundamental
(Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-12)Taxa de juros, inflação, capitalização, descontos, juros compostos, poder de compra, sistema de amortização constante (SAC), consumo e renda são temas que a população tem contato constantemente. No entanto, há certa ... -
Educação financeira: um estudo sobre consumo e tomadas de decisões de adolescentes
(Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-22)Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo, ou mais especificamente, voltada para os interesses dos produtores. Somos frequentemente expostos a sedutores anúncios publicitários que nos fazem acreditar que para ″ser″ ... -
Permutação caótica no ensino médio: uma breve investigação
(IFRJ, 2015-09-04)Apesar de possibilitar aplicações no cotidiano, o estudo de Análise Combinatória apresenta grande dificuldade tanto para alunos do Ensino Médio quanto para professores. Por esta razão, a opção por um ensino superficial é ... -
Oficina temática de controle de qualidade e adulterações em alimentos: uma possibilidade para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-28)O desenvolvimento de oficinas temáticas, que possuem a experimentação e a contextualização como bases para a formação do conhecimento é uma possibilidade para o ensino de química. Entretanto, muitas aulas práticas são ... -
Mapeamento das invenções de novos leishmanicidas a partir da literatura patentária.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Leishmaniose, úlcera de bauru ou calazar é uma infecção parasitária negligenciada e prevalente em quase 100 países em âmbito mundial e 18 países nas américas. Dois tipos principais da doença são encontrados: a leishmaniose ...