Ciências Exatas e da Terra: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 73
-
O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-20)Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser ... -
Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ... -
O professor formador do curso de licenciatura em química do IFRJ Campus Duque de Caxias e sua contribuição para implementação da Lei Federal 10.639/2003
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)Mesmo após anos da normatização da Lei Federal 10.639/03, muitos professores de Química não implementam aspectos éticos, críticos e culturais em sua prática docente. Essa deficiência concebe práticas escolares e instituições ... -
Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-07-28)É comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no ... -
Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos ... -
Programa de educação tutorial do IFRJ campus Duque de Caxias: impactos na formação docente dos bolsistas e voluntários do programa
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12)A participação dos alunos em programas e projetos na graduação é de extrema importância tanto para sua formação acadêmica e pessoal quanto para a melhoria dos cursos de Ensino Superior. Além disso, a participação nestes ... -
Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06)Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. ... -
Você sabe o que come? A utilização de um estudo de caso sobre educação alimentar como forma de contextualizar o ensino de termoquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07)Com a constante mudança do mundo contemporâneo, o tempo tornou-se escasso e então, as empresas começaram a investir em alimentos de rápido preparo e consumo, como por exemplo os fast-foods e os congelados. Em virtude ... -
Matemática financeira e no processo de aprendizagem no ensino fundamental
(Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-12)Taxa de juros, inflação, capitalização, descontos, juros compostos, poder de compra, sistema de amortização constante (SAC), consumo e renda são temas que a população tem contato constantemente. No entanto, há certa ... -
Educação financeira: um estudo sobre consumo e tomadas de decisões de adolescentes
(Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-22)Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo, ou mais especificamente, voltada para os interesses dos produtores. Somos frequentemente expostos a sedutores anúncios publicitários que nos fazem acreditar que para ″ser″ ... -
Permutação caótica no ensino médio: uma breve investigação
(IFRJ, 2015-09-04)Apesar de possibilitar aplicações no cotidiano, o estudo de Análise Combinatória apresenta grande dificuldade tanto para alunos do Ensino Médio quanto para professores. Por esta razão, a opção por um ensino superficial é ... -
Oficina temática de controle de qualidade e adulterações em alimentos: uma possibilidade para o ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-28)O desenvolvimento de oficinas temáticas, que possuem a experimentação e a contextualização como bases para a formação do conhecimento é uma possibilidade para o ensino de química. Entretanto, muitas aulas práticas são ... -
Mapeamento das invenções de novos leishmanicidas a partir da literatura patentária.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Leishmaniose, úlcera de bauru ou calazar é uma infecção parasitária negligenciada e prevalente em quase 100 países em âmbito mundial e 18 países nas américas. Dois tipos principais da doença são encontrados: a leishmaniose ... -
Atividades experimentais na formação docente: o olhar dos licenciandos em química do IFRJ-Nilópolis.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O objetivo deste trabalho foi analisar as percepções dos licenciandos de química, do IFRJ - campus Nilópolis, participantes do estágio curricular obrigatório e residência pedagógica, acerca das atividades experimentais. ... -
Educação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e professores, mas também discutir como esse processo de politização ... -
Tabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020)Percebemos nos dias atuais que ensinar química continua sendo um dos grandes desafios para os professores da área. Notase uma dificuldade que se estabelece em encontrar uma conexão da química com o cotidiano do educando, ... -
A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ... -
A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por alternativas para incorporar o conhecimento científico, ... -
Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti Rio ... -
Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem ...