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Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.

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Camille Delfino Vieira.pdf (2.534Mb)
Data
2018
Autor
Vieira, Camille Delfino
Metadata
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Resumo
Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes estratégias na área de ensino de química, tentando diminuir a distância entre a teoria apresentada em sala de aula e a prática. A experimentação vem sendo uma ferramenta eficiente no processo de construção do conhecimento do estudante, porém muitas escolas não possuem laboratório, e quando o possuem, o mesmo é utilizado como depósito ou ainda como uma sala de aula comum. Desejando expor uma química que faça sentido aos estudantes, este trabalho apresentou a criação e a análise de um material educacional voltado para a experimentação em aulas de química do primeiro ano do Ensino Médio, baseado no uso de atividades experimentais problematizadoras que se fundamentam no uso de materiais de baixo custo e fácil acesso. O material é composto de roteiros experimentais para o aluno e o professor, além dos kits com vidrarias e equipamentos. Os roteiros foram criados a partir de pesquisas sobre experimentos já realizados e bem recorrentes nas salas de aula. O diferencial está na apresentação, com uma linguagem informal, apresentando questionamentos, fazendo com que os estudantes reflitam e montem estratégias para solucionar o problema apresentado. A análise do material foi feita através de questionários semiestruturados respondidos por professores de química e pelos alunos, após a aplicação do mesmo nas escolas. A partir das respostas dos professores, concluiu-se que o material se apresenta de forma precisa, problematizadora e coerente com os assuntos trabalhados no primeiro ano do ensino médio e que todos utilizariam o material como forma de apoio em suas aulas. De acordo com os relatos dos alunos, percebeu-se que os mesmos julgam a experimentação como um elemento importante para auxiliar na compreensão dos conteúdos abordados em sala, e que o material proposto contribuiu para a melhor assimilação dos tópicos abordados.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1015
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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