• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Ianize de Novais Barreto.pdf (1.848Mb)
Data
2019-12-10
Autor
Barreto, Ianize de Novais
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. A utilização de temas com enfoque CTSA prioriza o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada estimulando os educandos a perceber a importância do estudo da Química como ciência. No presente trabalho, foi elaborada uma oficina de histórias em quadrinhos com enfoque CTSA, para transformar o conhecimento químico como cultura e promover a didática científica. Para isso, utilizamos a temática aditivos alimentares com ênfase nos conhecimentos químicos e biológicos em que busca contribuir com a formação crítica-reflexiva dos alunos, demonstrando a observação da Química no cotidiano por meio de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. Para tal, foi elaborada uma sequência didática, incluindo aplicação de questionário, seguida de debate; exibição de vídeo, discussão em grupo; oficina de histórias em quadrinhos e grupo focal. A oficina foi aplicada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. De acordo com a análise dos questionários aplicados e o grupo focal realizado, pode-se considerar que o projeto promoveu resultados satisfatórios. Portanto, o projeto se caracteriza como um relato de experiência para incentivar professores a adotar as histórias em quadrinhos como metodologia em sala de aula, tomando a atenção da temática e público que será explorado.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1031
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV