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Você sabe o que come? A utilização de um estudo de caso sobre educação alimentar como forma de contextualizar o ensino de termoquímica.

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Andressa Nascimento Silva.pdf (1.329Mb)
Data
2019-07
Autor
Silva, Andressa Nascimento
Metadata
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Resumo
Com a constante mudança do mundo contemporâneo, o tempo tornou-se escasso e então, as empresas começaram a investir em alimentos de rápido preparo e consumo, como por exemplo os fast-foods e os congelados. Em virtude deste tipo de alimentação, são gerados uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e outros transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia nervosa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo abordar o tópico de Termoquímica, que é considerada pelos alunos de difícil compreensão e para aproximar o conteúdo científico da realidade do aluno, escolheu-se a temática “Alimentos” a fim de alertar e abordar em sala de aula a importância da alimentação saudável e os riscos de uma alimentação pobre em nutrientes e rica em calorias para que seja possível a construção da aprendizagem. Para isso, ocorreu intervenção na turma de 3º período do Ensino Médio-Técnico do IFRJ-CDuC onde os conceitos desenvolvidos em aula foram pautados no perfil nutricional dos participantes da pesquisa. Para que este perfil fosse traçado, aplicou-se questionário mesclado entre perguntas abertas e fechadas para conhecer os alimentos mais consumidos e como eram feitas as refeições diariamente pelos alunos. A fim de tornar o discente agente do seu próprio aprendizado, aplicou-se o método do estudo de caso, como uma ferramenta que despertasse a criatividade e possibilitasse a tomada de decisões. Após a intervenção, foi entregue aos alunos um problema acerca do assunto abordado sendo instigados a resolver, apresentando a solução na forma de uma fanzine, visto que é uma ferramenta que permite aos alunos liberdade para se expressar. A partir da intervenção didática e análise de dados, observou-se que os alunos não apresentavam um hábito alimentar saudável, por falta de tempo, por razões sócio econômicas e sociais.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1008
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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