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Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.

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Fernanda de Jesus dos Santos Freitas.pdf (995.8Kb)
Data
2019-12-12
Autor
Freitas, Fernanda de Jesus dos Santos
Metadata
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Resumo
Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça sua sobrevivência. No entanto, o curso normal nível médio permanece formando profissionais habilitados para atuar na educação, além de oferecer formação semelhante ao Ensino Médio que permite ao egresso seguir outras carreiras. O Ensino de Ciências da Natureza, assim como as demais áreas do conhecimento presentes no Ensino Médio, visa contribuir para este fim. Entretanto, questiona-se como o ensino das disciplinas desta área, oferecidas nessa modalidade contribuem para a formação do (a) normalista e para suas escolhas acadêmicas e profissionais pós Ensino Médio. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo analisar o Ensino de Ciências da Natureza no curso de Formação de Professores para as séries iniciais, na modalidade Normal Nível Médio. Fundamentando-se nos estudos de Alice Casemiro Lopes, Elizabeth Fernandes de Macedo e Tomaz Tadeu da Silva, no que se refere à construção do currículo e de que forma este influencia a sociedade, este trabalho propõe a análise das políticas de currículo destinadas ao Ensino de Ciências da Natureza para esta modalidade de ensino, investigando como se dá a construção do currículo e de que forma este é influenciado pelos objetivos do Estado, comparando os currículos destinados ao Curso Normal de Nível Médio e ao Ensino Médio na modalidade regular; analisando como esta modalidade de ensino é afetada pelas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Reforma do Ensino Médio (as mais recentes propostas curriculares) e observando como o currículo de Ciências da Natureza se relaciona com os conteúdos a serem lecionados pelos professores em formação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental. A análise dos documentos selecionados se dará de forma qualitativa, com base nos pilares da Análise de Conteúdo definidos por Bardin (2016). Os resultados obtidos permitem concluir que a ambiguidade inserida no Ensino Médio na modalidade Normal não é atendida pelos currículos do curso. Dessa forma, tanto a formação específica para o magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto a formação geral referente ao Ensino Médio sofrem uma defasagem sendo ineficiente e incompleta nos dois aspectos da formação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1020
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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