Ciências Exatas e da Terra
Navegar por
Submissões recentes
-
A química dos gostos: o uso de uma oficina temática para contextualizar as propriedades bioquímicas e físico-químicas de substâncias junto a alunos do Ensino Médio.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2017)A pesquisa envolvendo o Ensino da Química tem revelado formas alternativas, interessantes e viáveis para o processo de ensino e aprendizagem. Estas, quando utilizadas adequadamente, podem esclarecer conteúdos de forma ... -
Mapeamento das invenções de novos leishmanicidas a partir da literatura patentária.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Leishmaniose, úlcera de bauru ou calazar é uma infecção parasitária negligenciada e prevalente em quase 100 países em âmbito mundial e 18 países nas américas. Dois tipos principais da doença são encontrados: a leishmaniose ... -
Memorial: minha experiência como mediadora do Espaço Ciência InterAtiva
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Este trabalho de conclusão de curso investigou a experiência da autora como mediadora no Espaço Ciência InterAtiva (ECI) e como essa experiência contribuiu para sua formação como futura professora de física. Trazemos com ... -
Microencapsulação de produto modelo pelo método de evaporação de solvente
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)O microencapsulamento é uma técnica que pode ser utilizada para proteger uma substância microencapsulada, além de possibilitar a liberação controlada dela. O trabalho teve como objetivo a produção e caracterização ... -
Contribuições chinesas à química: um estudo da estrutura atômica sob um viés histórico e cultural
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)A pesquisa apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso aborda estudos de ancestrais chineses, que influenciados por concepções filosóficas e religiosas do taoismo, empenharam-se em desenvolver o elixir da vida eterna. ... -
Química e formação pedagógica: um relato de experiência na Bancada de Pasteur do Museu da Vida Fiocruz
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Este trabalho de conclusão de curso relata a experiência obtida no estágio extracurricular realizado na Bancada de Pasteur, localizada no Museu da Vida, FIOCRUZ, durante o Programa de Divulgação Científica e Popularização ... -
Síntese de novos derivados do sistema 4- (fenilamino) quinolina-3-carbonitrila com potencial atividade anti-HIV
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente causador da Síndrome da Imunodeficiência Aquirida (AIDS) e evoluiu como um dos patógenos que mais infectam seres humanos com sucesso. É responsável por destruir o ... -
A utilização de jogos africanos como recurso metodológico no ensino da matemática: o tabuleiro do jogo Borboleta de Moçambique
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este trabalho uma proposta de recurso metodológico para ser aplicado nas aulas de matemática, mais especificamente, na área da geometria, nos conteúdos de ângulos e congruência de triângulos. Tem como proposta trabalhar ... -
Avaliação das propriedades mecânicas e térmicas dos compósitos de PEAD com fibra de coco submetida ao tratamento com peróxido em meio básico
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Compósitos de fibras naturais vêm sendo bastante utilizados, entretanto apresentam algumas desvantagens, como elevada tendência a absorver umidade, baixa estabilidade térmica e propriedades mecânicas indesejáveis, devido ... -
Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-17)Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver ... -
Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-01-29)Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural, por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias ... -
Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e significados devido a movimentos políticos internacionais que ... -
Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ... -
Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-08)Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ... -
Nas Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-09)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque ... -
Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ... -
A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-19)A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição ... -
Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-22)O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ... -
Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos quanto à construção ... -
. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ...