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Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude

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JULIO CESAR RODRIGUES DE SOUZA - TCC.pdf (788.3Kb)
Data
2021-02-21
Autor
Souza, Julio Cesar Rodrigues de
Metadata
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Resumo
O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dentro de um contexto exclusão escolar,ações de equidade social no Brasil tardias e de uma profunda desigualdade racial,, esta investigação partia da hipótese de que haveria uma baixa representatividade negra entre as referências das ciências dos estudantes, afinal como historicamente minorias nas universidades e centros de pesquisa, proporcionalmente seriam menos presentes em cargos ou realizações de grande alcance do público. Para aferir tal questão, os alunos foram estimulados a responder quem eram suas referências de cientistas, quais destes eram negros e onde tomaram conhecimento desses nomes. Os resultados mostraram uma predominância branca e expressou uma importante influência da escola na consolidação desse imaginário. Uma surpresa foi uma crescente participação das redes sociais e das artes no conhecimento de cientistas não-brancos. A partir dos resultados, a análise aqui presente discute como o padrão de ciência ainda reflete marcas do racismo estrutural, onde a ideia de ciência dominante permanece eurocentrada e como é resultado de uma exclusão e posterior invisibilidade de nomes pretos na produção de ciência e saberes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1030
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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