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Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.

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Helena Glaser Barbosa.pdf (825.4Kb)
Data
2018-12-11
Autor
Barbosa, Helena Glase
Metadata
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Resumo
O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, das disciplinas cursadas e dos programas em que está inserido. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte dessa formação, estando presente em muitos cursos de licenciaturas por todo o Brasil. O objetivo deste trabalho está em analisar o PIBID enquanto política pública de formação inicial de professores a partir do relato de egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Duque de Caxias. A fundamentação deste trabalho o referencial teórico se baseia em cinco autores principais, tendo Zeichnner (2008, 2010) e Tardif (2002, 2005) para discutir sobre a reflexão enquanto um componente da formação docente, Nóvoa (2006) como referência em formação inicial e continuada de professores e Rua (2009) e Gatti (2011, 2013) para dialogar com o conceito de políticas públicas aplicadas à formação de professores. A metodologia utilizada para a pesquisa foi apoiada em Minayo (2002) e se deu através de uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os egressos do campus que já estão inseridos no magistério a fim de investigar de que forma o programa atua em conjunto com o curso de graduação. Empregando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011) para a coleta de dados a partir das entrevistas, foi possível fazer um recorte sobre o programa e examinar como o PIBID influencia na atuação desses professores.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1026
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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