Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
Browse by
Collections in this community
Recent Submissions
-
Prescrição de exercícios em pacientes com neoplasia hematológica e trombocitopênicos: uma revisão crítica da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)INTRODUÇÃO: O presente estudo trata-se de uma análise crítica, que determinou conhecer o que a literatura fornece a respeito da descrição da atividade física na qualidade de vida de pacientes com neoplasia hematológica ... -
O fisioterapeuta e a saúde da população LGBTI+.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Trata-se de um levantamento bibliográfico de caráter exploratório, com o intuito de desenvolver uma análise descritiva acerca das produções científicas sobre o atendimento fisioterapêutico a população LGBTI+. Foi realizada ... -
Estratégias didático-pedagógicas inclusivas no currículo do ensino fundamental na escola brasileira: uma revisão integrativa da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)A educação é reconhecida como um direito universal previsto e regulamentado por lei, de forma a preconizar a igualdade acerca das condições para o acesso e permanência na escola, considerando e respeitando a diversidade ... -
Fatores associados ao atraso para início da terapia adjuvante no câncer de mama não metastático e impacto no prognóstico em uma coorte de mulheres brasileiras.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)O intervalo ideal de tempo entre a cirurgia e o primeiro tratamento adjuvante no câncer de mama ainda não está bem estabelecido na literatura científica. Objetivou- se identificar fatores associados ao atraso para o ... -
Estudo de validade do inclinômetro digital de aplicativo de celular para medida de amplitude de movimento articular ativa de punho.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Introdução: A medida da amplitude do movimento (ADM) é um parâmetro comumente utilizado na avaliação e no acompanhamento fisioterapêutico - podendo ser um determinante do prognóstico funcional dos indivíduos - e que pode ... -
Tempo sentado prolongado de pessoas idosas durante a pandemia por COVID-19: estudo longitudinal da Rede REMOBILIZE.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)As medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19 aumentaram o comportamento sedentário em pessoas idosas, o que pode comprometer a mobilidade nos espaços de vida. O objetivo é analisar o tempo sentado ... -
Comparação do julgamento de lateralidade entre a extremidade inferior sintomática e assintomática de indivíduos com síndrome da dor patelofemoral.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Justificativa: A Dor Patelofemoral (DPF) tem importante interferência na funcionalidade da articulação do joelho causando dor, restrição da marcha e a realização de atividades físicas. Indivíduos com dor crônica apresentam ... -
Inova Dança: o desenvolvimento de uma metodologia inovadora com a prática de dança para idosos.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Este trabalho aborda o desenvolvimento de uma metodologia inovadora denominada "Inova Dança", que utiliza a prática da dança para idosos, levando em consideração os Determinantes Sociais em Saúde que ameaçam a Cultura ... -
Efeitos da posição prona em pacientes diagnosticados com síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido: uma revisão integrativa.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)A Síndrome do Desconforto Respiratório do Recém-nascido, antes chamada de Doença da Membrana Hialina, se deve à deficiência de surfactante e está relacionada ao nascimento prematuro. O quadro clínico é caracterizado por ... -
Efeitos da fisioterapia aquática em pessoas com Fibromialgia: uma revisão integrativa.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)Introdução: A fibromialgia é uma síndrome idiopática caracterizada por dor crônica generalizada, seus sintomas podem ser tratados com a prática regular de exercícios físicos, dos quais os exercícios aquáticos terapêuticos ... -
Influência da prática de atividade física no bem-estar psicológico dos alunos do IFRJ, campus Realengo, durante a pandemia de COVID-19.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)A pandemia de COVID-19 foi um período de grande incerteza e mudanças repentinas no cotidiano, provocando altos níveis de estresse. Esse cenário afetou os estudantes de ensino superior, provocando impactos na saúde mental ... -
Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-17)Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver ... -
Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-01-29)Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural, por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias ... -
Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e significados devido a movimentos políticos internacionais que ... -
Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ... -
Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-08)Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ... -
Nas Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-09)O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque ... -
Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a ... -
A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-06-19)A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição ... -
Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-22)O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ...