Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio
Resumo
Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e
química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam
tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. Neste contexto, o
trabalho utilizou recursos didáticos, como TIC's, CTSA e abordagem por
investigação para facilitar o ensino-aprendizagem e contextualizar os fatos do
cotidiano com os conteúdos de química. O trabalho foi aplicado em uma turma do 2°
ano do Ensino Médio regular contando com a participação, em média, de 13 alunos.
O trabalho utilizou como tema gerador o desastre ocorrido na cidade de Mariana,
MG, em 2015, causado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineração.
Este tema foi escolhido devido à grande possibilidade de conexão entre o meio
social e o cotidiano do aluno com o meio científico, além de ser uma temática atual,
que permite uma abordagem sobre a análise de água. O conteúdo de química
abordado nesta temática foi pH. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas,
sendo que na primeira etapa foi aplicado um pré-questionário a fim de levantar
informações dos alunos acerca da sua relação com a disciplina de química e o
desastre ocorrido em Mariana - MG. Na segunda etapa foi realizada a apresentação
de vídeos e leitura de textos sobre o desastre, que permitiram a realização de um
debate e a produção de resumos como atividade avaliativa. Na terceira etapa foi
realizado um estudo de caso sobre a contaminação da água após o desastre, com
foco em CTSA, no qual foram apresentados os conceitos sobre metais pesados e as
características físico-químicas da água. A quarta última etapa se resumiu na
realização das atividades experimentais, do tipo investigativa, sobre análise de água
utilizando materiais alternativos. Nos experimentos foram realizados ensaios para a
determinação de cloro livre, dureza, pH e turbidez em amostras de água. Durante a
aplicação, os alunos se mostraram interessados e participativos, tanto nos debates
como na realização dos experimentos. Assim, esperamos que os alunos tenham
conseguido relacionar os conteúdos de química com fatos do cotidiano, de uma
forma mais atrativa, e que esta experiência tenha contribuído com a formação
cidadã prevista pela Lei das Diretrizes e Bases (LDB 9394/96).