Ciências Exatas e da Terra: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 73
-
Rompimento de barreiras atitudinais na formação de professores: uma proposta para a capela e trilho de ar.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-01)O Brasil conta com uma legislação muito ampla que garantem às pessoas com deficiências (PCDs) acesso a todos os serviços básicos, fato que nos últimos anos tem auxiliado a crescente tendência de promoção para elas. No ... -
O impacto do Curso de Licenciatura em Química - IFRJ Campus Duque de Caxias na trajetória formativa dos estudantes periféricos
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-08)A democratização no ensino superior não deve ser estudada apenas pela lógica da garantia do acesso, uma vez que políticas devem fomentar também a permanência e êxito dos estudantes. A desigualdade de oportunidades é vista ... -
Evolução das TIC’s: desafios e percepções de licenciados e docentes do curso de licenciatura em química do Campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-01)O Ensino de Química tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de questionamento e criticidade, reconhecendo e compreendendo o seu papel de cidadão frente às transformações químicas decorrentes dos processos ... -
O aplicativo "universo da química" como recurso didático no ensino de química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-19)O uso de tecnologias digitais vem influenciando distintas áreas da sociedade, inclusive a Educação. Embora haja avanços e retrocessos, a incorporação dessas tecnologias na vida de muitos estudantes é uma realidade que ... -
A importância do ensino de Ciências para a Educação Infantil.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-07-05)O presente trabalho foi realizado na Creche Municipal Poetisa Cecília Meireles, com três turmas de alunos na faixa etária de 3 anos e tem por objetivo destacar a importância da utilização de atividades pedagógicas e ... -
Aplicação de estatísticas para análises de resultados em Química Analítica Quantitativa: utilização de tema gerador
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-12)O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em um projeto de pesquisa multidisciplinar desenvolvido no curso técnico de Química do nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de ... -
Analise fitoquímica qualitativa: uma abordagem temática para prática experimental.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-17)Este trabalho teve como objetivo uma proposta para o ensino de química por meio de aulas experimentais de Química Orgânica, abordando a temática sobre Produtos Naturais, em especial plantas de uso cotidiano, trazendo uma ... -
Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ... -
Atividades experimentais investigativas, abordando a termoquímica : uma proposta de material didático para professores da Rede Pública de Teresópolis-RJ
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-09-04)A disciplina de Química vem sendo abordada de uma forma descontextualizada, gerando grande dificuldade dos alunos de compreendê-la. Em muitas escolas ainda há o desenvolvimento do modelo tradicional de ensino, onde o ... -
A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ... -
Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. ... -
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude
(2021-02-21)O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias-RJ), na ... -
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
(2023-07-13)A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ... -
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
(2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ... -
Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-11)O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, ... -
Guia didático – método JIGSAW aplicado a cinética química: fatores relacionados a velocidade de reações químicas
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-13)Este trabalho propõe a divulgação de forma orientada de uma metodologia de ensino pouco conhecida. Com esta perspectiva, foi elaborado o guia didático ‘Cinética Química – Fatores que influenciam na velocidade das reações ... -
A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-26)No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para ... -
O uso de Mapas Conceituais como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Química
(IFRJ - Campus Duque de Caxias, 2023-07-07)O cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades em relação ao ensino da Química no ensino médio. Melhorar os resultados educacionais exigirá esforços em muitas frentes, mas uma premissa central deste trabalho ... -
Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-18)O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, ... -
Análise das políticas de currículo para o Ensino de Ciências da Natureza na formação inicial de professores do curso de Ensino médio, modalidade normal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-12)Do ensino jesuíta ao curso normal nível médio, a formação de professores para as séries iniciais passou por diversas modificações. Atualmente, a preferência do nível superior para professores das séries iniciais ameaça ...