Navegação Ciências Exatas e da Terra por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 73
-
Permutação caótica no ensino médio: uma breve investigação
(IFRJ, 2015-09-04)Apesar de possibilitar aplicações no cotidiano, o estudo de Análise Combinatória apresenta grande dificuldade tanto para alunos do Ensino Médio quanto para professores. Por esta razão, a opção por um ensino superficial é ... -
Matemática financeira e no processo de aprendizagem no ensino fundamental
(Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-12)Taxa de juros, inflação, capitalização, descontos, juros compostos, poder de compra, sistema de amortização constante (SAC), consumo e renda são temas que a população tem contato constantemente. No entanto, há certa ... -
Educação financeira: um estudo sobre consumo e tomadas de decisões de adolescentes
(Campus Paracambi, IFRJ, 2016, 2016-07-22)Vivemos em uma sociedade voltada para o consumo, ou mais especificamente, voltada para os interesses dos produtores. Somos frequentemente expostos a sedutores anúncios publicitários que nos fazem acreditar que para ″ser″ ... -
Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É ... -
A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem ... -
Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo ... -
Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)A educação brasileira iniciouse no processo de catequização indígena carreando por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento que seria depositado no aluno, e, como consequência, ... -
Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem ... -
Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti Rio ... -
Aprendizagem signifiativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O conhecimento científico está diretamente associado ao desenvolvimento da sociedade, visto que, a constante evolução tecnológica nos permite dinamizar a forma como aprendemos e interagimos com a informação. O ensino ... -
Kits experimentais de baixo custo para o ensino de química: uma proposta para escolas da rede pública.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Tradicionalmente, a apresentação dos conceitos de química vem sendo feita de maneira abstrata e desvinculada da realidade dos estudantes, ocasionando um desinteresse em aprender. Educadores têm proposto diferentes ... -
Desastre de Mariana: uma abordagem sobre a análise de água para o Ensino Médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06)Estudos mostram que disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos no ensino médio, embora existam tantos recursos didáticos, para que se tornem mais atrativas. ... -
Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-11)Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar ... -
. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ... -
Produção de uma cartilha educativa na temática medicamentos com ênfase em química orgânica para EJA
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-21)A pouca disponibilidade de materiais didáticos alternativos que auxiliem professores e alunos no ensino de química orgânica, com enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um desafio. A carência de recursos ... -
A química dos cosméticos: guia didático e proposta de uma oficina temática para o ensino médio
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-26)No presente trabalho foi produzido um material didático-pedagógico com enfoque CTSA, onde seu principal objetivo foi contribuir para a formação de um cidadão crítico-reflexivo sobre um determinado contexto social. Para ... -
Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-28)A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, ... -
Qual é o lugar da Educação de Jovens e Adultos dentro da formação inicial de egressos do IFRJ – Campus Duque de Caxias?
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-03)A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica para atendimento da população que não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada apropriada por motivos diversos da vida. Em sua trajetória ... -
Micro-ondas doméstico: uma alternativa verde às aulas práticas de química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)As aulas experimentais são de grande importância no processo de ensinoaprendizagem, principalmente tratando-se do ensino de ciências, e delas a química talvez seja a área com maior necessidade de aplicação de experimentos ... -
Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os ...