Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
Abstract
O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos
ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No
entanto, analisando as publicações em revistas e eventos voltados ao ensino da
química, percebe-se que a temática tem sido pouco explorada. Ao observar o
movimento por justiça ambiental percebe-se que a desigualdade econômica e racial
afeta diretamente a distribuição dos danos ambientais, pensando nessa perspectiva
articulou-se com o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade, de maneira
estratégica para propor um processo de ensino e aprendizagem que priorize as
discussões socioambientais para abordar o conteúdo tabela periódica. Nessa linha,
o presente trabalho elaborou uma sequência didática para o auxílio do professor.
Uma entrevista foi enviada pelo Google Forms a professores do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Campus Duque de Caxias,
para analisar o conhecimento sobre o tema. A avaliação da sequência didática foi
enviada a professores de diferentes níveis de formação e atuação, para que
existisse uma variedade de opiniões sobre a sequência didática que também foi
enviada pelo Google Forms. Dessa forma este trabalho se apoiou em uma pesquisa
qualitativa. Os resultados sugerem que é possível articular o tema justiça ambiental
com tabela periódica em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade.
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