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Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química

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ERICA MAIA FERREIRA -TCC.pdf (2.050Mb)
Data
2023-07-11
Autor
Ferreira, Erica Maia
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos voltados ao ensino da química, percebe-se que a temática tem sido pouco explorada. Ao observar o movimento por justiça ambiental percebe-se que a desigualdade econômica e racial afeta diretamente a distribuição dos danos ambientais, pensando nessa perspectiva articulou-se com o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade, de maneira estratégica para propor um processo de ensino e aprendizagem que priorize as discussões socioambientais para abordar o conteúdo tabela periódica. Nessa linha, o presente trabalho elaborou uma sequência didática para o auxílio do professor. Uma entrevista foi enviada pelo Google Forms a professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Campus Duque de Caxias, para analisar o conhecimento sobre o tema. A avaliação da sequência didática foi enviada a professores de diferentes níveis de formação e atuação, para que existisse uma variedade de opiniões sobre a sequência didática que também foi enviada pelo Google Forms. Dessa forma este trabalho se apoiou em uma pesquisa qualitativa. Os resultados sugerem que é possível articular o tema justiça ambiental com tabela periódica em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1027
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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