• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos?

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Igor Anastacio dos Santos.pdf (606.1Kb)
Data
2021-10-18
Autor
Santos, Igor Anastacio dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e conteúdos na área das Ciências Naturais e suas Tecnologias por eles apresentadas, houve uma grande preocupação acerca dos possíveis impactos negativos que tornar este currículo oficial poderia trazer para o Ensino de Química no Brasil. Assim como um distanciamento de uma educação integral baseada nos ideais gramscianos, e também nas ideias da educação não bancária de Freire, pois entende-se uma centralização nas competências. Portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar criticamente, através de uma perspectiva gramsciana, a Base Nacional Curricular Comum, investigando se o conteúdo proposto pelo documento propicia o Letramento Científico, nos moldes pensados por Wildson Luiz Pereira Santos, para que o aluno possa receber a formação integral prometida pelo documento. Ao fim do trabalho pretendeu-se demostrar as lacunas presentes no currículo, desta forma apontando o apagamento do Ensino de Química durante o Ensino Médio ocasionando impactos que com certeza serão percebidos no Letramento Científico, com consequências a formação integral do grupo discente, por conseguinte na sociedade.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1034
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV