• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Memorial: minha experiência como mediadora do Espaço Ciência InterAtiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Viviane Santos Silva da Costa - TCC (1.353Mb)
Data
2024
Autor
Costa, Viviane Santos Silva da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso investigou a experiência da autora como mediadora no Espaço Ciência InterAtiva (ECI) e como essa experiência contribuiu para sua formação como futura professora de física. Trazemos com o objetivo deste trabalho: apresentar as contribuições das atividades de mediação no Espaço Ciência InterAtiva para a formação de alunos de Licenciatura em Física. A pesquisa, com abordagem qualitativa, busca responder a seguinte questão: como as atividades de mediação no Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva contribuem para a formação acadêmica de alunos de Licenciatura em Física? A autora defende que os museus de ciências, com suas exposições interativas e atividades práticas, oferecem um ambiente propício para a aprendizagem não formal e a divulgação científica. O mediador, nesse contexto, desempenha um papel crucial ao facilitar a interação entre o público e o conhecimento científico, estimulando a construção de significados e a participação ativa. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante das atividades do ECI, permitindo à autora uma imersão profunda no universo da mediação científica. A experiência em diferentes espaços de divulgação científica, como o Espaço Ciência InterAtiva, Ciências Sob Tendas e Espaço Ciência Viva, permitiu à autora ampliar seus conhecimentos e habilidades como mediadora. Através da mediação, a autora desenvolveu competências essenciais para a docência, como a adaptação de conteúdos a diferentes públicos e a promoção da inclusão. A experiência no museu também a sensibilizou para a importância da interação entre escola e comunidade, utilizando o museu como um recurso pedagógico complementar. Este memorial descritivo demonstra que a experiência como mediadora em um museu de ciências é uma ferramenta valiosa para sua formação docente. Ao proporcionar um contato prático com a divulgação científica e a interação com o público, a mediação contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a educação não formal e para a aproximação da ciência da sociedade. Dessa maneira e através de relatos de sua experiência como mediadora, a autora conclui que a integração entre museus e escolas pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e tornar o ensino de física e/ou o ensino de ciências mais dinâmico e eficaz.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1402
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV