Memorial: minha experiência como mediadora do Espaço Ciência InterAtiva
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso investigou a experiência da autora como mediadora no
Espaço Ciência InterAtiva (ECI) e como essa experiência contribuiu para sua formação como
futura professora de física. Trazemos com o objetivo deste trabalho: apresentar as contribuições
das atividades de mediação no Espaço Ciência InterAtiva para a formação de alunos de
Licenciatura em Física. A pesquisa, com abordagem qualitativa, busca responder a seguinte
questão: como as atividades de mediação no Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva
contribuem para a formação acadêmica de alunos de Licenciatura em Física? A autora defende
que os museus de ciências, com suas exposições interativas e atividades práticas, oferecem um
ambiente propício para a aprendizagem não formal e a divulgação científica. O mediador, nesse
contexto, desempenha um papel crucial ao facilitar a interação entre o público e o conhecimento
científico, estimulando a construção de significados e a participação ativa. A pesquisa foi
realizada por meio da observação participante das atividades do ECI, permitindo à autora uma
imersão profunda no universo da mediação científica. A experiência em diferentes espaços de
divulgação científica, como o Espaço Ciência InterAtiva, Ciências Sob Tendas e Espaço
Ciência Viva, permitiu à autora ampliar seus conhecimentos e habilidades como mediadora.
Através da mediação, a autora desenvolveu competências essenciais para a docência, como a
adaptação de conteúdos a diferentes públicos e a promoção da inclusão. A experiência no museu
também a sensibilizou para a importância da interação entre escola e comunidade, utilizando o
museu como um recurso pedagógico complementar. Este memorial descritivo demonstra que a
experiência como mediadora em um museu de ciências é uma ferramenta valiosa para sua
formação docente. Ao proporcionar um contato prático com a divulgação científica e a interação
com o público, a mediação contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a
educação não formal e para a aproximação da ciência da sociedade. Dessa maneira e através de
relatos de sua experiência como mediadora, a autora conclui que a integração entre museus e
escolas pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e tornar o ensino de física e/ou o
ensino de ciências mais dinâmico e eficaz.