Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores.
Abstract
Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural,
por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente
difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias digitais no processo
educacional do discente, por meio de uma abordagem metodológica que permita a
aproximação da realidade cotidiana do aluno de seu aprendizado, facilita a construção
de sentido do objeto de estudo. Ao mesmo tempo. torna o processo de aprendizagem
mais prazeroso, consequentemente, favorecendo a motivação e o engajamento do
estudante. Nessa perspectiva, o Ensino Híbrido se apresenta como abordagem
metodológica adequada às demandas da sociedade contemporânea, visto que
permite aos professores inserirem nas aulas o elemento digital, mesclando-o
naturalmente ao ensino, assim como os alunos o vivenciam em sua vida. A
combinação de ambientes virtuais e presenciais, metodologias tradicionais e ativas,
ambientes formais e não formais são características do modelo de Ensino Híbrido,
ideais aos alunos das gerações Z e Alpha. Como plataforma digital integrada ao
Ensino Híbrido, escolhemos o Microsoft Sway, pois possui, entre outros recursos, a
possibilidade de deixar os alunos mais autônomos em relação às próprias formas de
aprender, fomentando o entendimento e a compreensão a partir de um ambiente
digital cujo conteúdo e elementos são previamente organizados, escolhidos e
experienciados pelos professores. Permitindo a compilação fluida de diversas mídias
digitais (vídeos, áudios, textos, simulações etc.) em um único espaço virtual, que
permita aos alunos, liberdade e autonomia para estudarem os conteúdos, construindo
teorias, produzindo saberes e questionamentos, até mesmo, antes do contato com o
professor em sala de aula. O Sway possibilita a discussão entre os discentes, em sala,
debatendo os conhecimentos adquiridos, a fim de que sejam mediados e incentivados
pelo docente, sendo assim, uma plataforma com grande potencial educacional. Este
trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos das tecnologias digitais na
educação como recurso auxiliador no processo de aprendizagem, a partir do viés
metodológico do ensino híbrido, tendo como objetivos específicos: estudar as
demandas da geração de alunos do século XXI e as necessidades da licenciatura
neste aspecto; analisar os impactos das tecnologias digitais na educação e
compreender o Sway como recurso auxiliador, a partir do viés metodológico do ensino
híbrido. Nessa perspectiva, investigamos a visão dos licenciandos em química que
concluíram a disciplina optativa de Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências
oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
campus Duque de Caxias (IFRJ-CDuC). O instrumento de coleta de dados escolhido,
um questionário semiestruturado, visou analisar a utilização do Sway e outros
recursos didáticos digitais abordados nessa disciplina.. Após analisar as avaliações
iniciais dos licenciandos a respeito da importância das tecnologias no ensino e a
capacitação dos professores para o bom uso delas, constatou-se que o Sways é
considerado um recurso de destaque, completo e interativo para ressignificar o ensino
adequando-o aos alunos do século XXI.