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Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.

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Gleyce dos Santos Alves.pdf (4.324Mb)
Data
2021-10-08
Autor
Alves, Gleyce dos Santos
Metadata
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Resumo
Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos visitantes em espaços não formais da educação. Visto que a educação não se dá apenas na escola e o acesso a esses espaços são imprescindíveis para uma formação completa e crítica, sob a perspectiva da divulgação científica e no atendimento e formação de profissionais que fazem a mediação. Foi elaborado um questionário como instrumento de pesquisa para ser aplicado junto aos profissionais que atuam nos setores educativos dos museus e/ou centros de ciências e que trabalham com os aspectos e questões de acessibilidade. Este trabalho tem por objetivo geral analisar como estão sendo contemplados os recursos de acessibilidade universal. Para isto, pretende-se identificar se são acessíveis ou inclusivos a partir das tecnologias assistivas disponibilizadas. Estimar como estão sendo treinados os profissionais que fazem mediação a existência de adaptação em parte das exposições se há programas que visem estimular a visita de pessoas com deficiência e constatar a participação de pessoas nos processos decisórios das etapas de planejamento, avaliação e implementação dos programas para atendimento dessas pessoas. Após a realização da pesquisa pode-se perceber que os museus e centros de ciências analisados são acessíveis e que existe um movimento em prol da acessibilidade, porém muito recente e prevista uma vez que as leis que contemplam a acessibilidade são relativamente novas e é preciso maiores investimentos sejam eles em tecnologia assistivas e formação de profissionais.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1078
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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