• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC-Danilo Minto-final.pdf (2.684Mb)
Data
2021-06-17
Autor
Santos, Danilo Minto dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver um espírito investigativo, pois assim promove o interesse e autonomia para os estudantes resolverem problemas diários. A experimentação problematizadora é uma metodologia ativa que busca garantir que os alunos tenham uma formação voltada para a cidadania, ao valorizar os conhecimentos prévios que possuem e confrontá-los com os conceitos científicos aceitos. O presente estudo teve por objetivo desenvolver um material didático, no formato de uma apostila, com experimentos problematizados voltados para professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os resultados consideram os contextos socioculturais. O público alvo foram os professores de Química Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário on-line, desenvolvido pela plataforma do Google Formulários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que os professores participantes da pesquisa consideram que a experimentação é uma importante estratégia de ensino de Química ao promover interesse e aprendizado nos estudantes. No entanto, os professores informaram que estão pouco preparados para abordar a experimentação problematizadora em suas aulas e que um material didático pode ser essencial para auxiliá-los. As respostas dos professores sobre como funciona a experimentação problematizadora apontam que a apostila foi capaz de contribuir para a formação continuada desses professores.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1083
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual 

    Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)
    A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ...
  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV