Navegação Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 26
-
Caminhos para o fortalecimento da extensão: Experiência com formação de servidores no Campus Niterói do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa discorre sobre caminhos a serem percorridos para o fortalecimento da extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de forma a assegurá-la na tríade das instituições de ensino. Parte ... -
A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A formação da memória institucional, entre outros fatores, relaciona-se com o pensamento crítico de seus agentes como parte das atividades laborais, e a necessidade de um constante processo de aprendizagem, fruto da ... -
A contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e pertence à linha de pesquisa Práticas ... -
Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa de mestrado, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do olhar dos ... -
A contribuição do programa aluno monitor na formação integral dos monitores do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Aluno Monitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro. Trata-se de um programa cujo objetivo é proporcionar aos alunos oportunidades ... -
A contribuição dos espaços informais da educação profissional e tecnológica na formação integral discente.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O presente trabalho discute a contribuição dos espaços informais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para a formação integral discente. Reconhecendo o compromisso de uma formação plena desde a sua criação, o ... -
Da fábrica de material didático a uma unidade de ensino: uma viagem interativa no tempo na UNED Maria da Graça do CEFET/RJ no desenvolvimento de uma formação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Esta pesquisa teve como principal objetivo resgatar e divulgar memórias, em recortes temporais, do Cefet/RJ (1917 e 1967), da Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) Maria da Graça (2006), construída em uma fábrica de ... -
Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O estudo proposto teve como tema ”Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em Administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT”. Esta investigação ... -
Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no ... -
A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). ... -
Formando profissionais de revisão de textos no sistema braille no Instituto Benjamin Constant: do papel à linha braille.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa tem como finalidade compreender e contribuir para melhorar o cotidiano dos Revisores de Textos Braille do Instituto Benjamin Constant (IBC) por meio da construção de caminhos para aprimorar parte do ... -
Fui designado fiscal de contratos, e agora? A formação integral de servidores no âmbito da fiscalização de contratos no IFRJ - Campus Paracambi.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)No universo de ações que fazem parte das engrenagens do serviço público, a fiscalização de contratos mostra-se como uma das etapas de grande relevância, uma vez que tem influência em aspectos como a qualidade de vida no ... -
Gestão institucional: a relevância do técnico em saúde bucal contextualizada às clínicas odontológicas de graduação da Faculdade de Ondotologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O êxito da Gestão Institucional no setor público passa por diretrizes claras e sólidas que visem o benefício da coletividade social e tenham como alicerce o ser humano, a fim de gerar valor público em suas ações para ... -
A maternidade como desafio para mães servidoras e alunas no IFRJ Campus Volta Redonda: reflexões feministas à luz da EPT.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa é fruto de reflexões nascidas da roda de conversa intitulada "Criaturas insensíveis: o (não) lugar de mães e crianças no IFRJ" na V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEMEPE) no Campus Volta Redonda. ... -
Mundo do trabalho contemporâneo na Web 3.0: contribuindo com a formação integral dos discentes do curso Operador de Computador da FAETEC, RJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este trabalho acadêmico visa disseminar informações cruciais sobre linguagens e tecnologias da Web 3.0 (Web3), essenciais para a atualização e formação no âmbito da aprendizagem dos alunos do curso de Operador de Computador ... -
O não dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sobre educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Esta pesquisa teve como finalidade analisar o não dito que silencia outras narrativas na Base Nacional Comum Curricular– BNCC, sobretudo, as diretrizes relacionadas a Educação de Jovens e Adultos – EJA. O interesse para ... -
Oficinas de leitura baseadas no livro de Carolina Maria de Jesus “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”: Contribuições para formação integral e leitura crítica no Proeja do Colégio Pedro II.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa teve como propósito auxiliar o processo de leitura crítica para a formação integral dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração do Proeja do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II. ... -
Omnilateralidade na formação profissional do docente em nível médio, modalidade normal: uma proposta didática para o futuro professor alfabetizador.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A necessidade de um viés omnilateral para a formação profissional de professores de nível médio, modalidade Normal, é uma muito debatida e deve ser buscada em prol de uma prática mais abrangente e crítica. O objetivo ... -
Perfil de egressos do curso Técnico em Eventos (FAETEC): processo formativo e repercussão na trajetória profissional, pela ótica da formação humana integral.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo, proposto no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como objetivo geral analisar o perfil de egressos, pela ótica da formação humana integral, para compreensão do processo ... -
Perfil demográfico e profissional dos servidores com deficiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro: O mundo do trabalho e o processo e inclusão.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE em 2022, estima-se que o Brasil apresenta 18,6 milhões de pessoas com deficiência em idade igual ou superior a dois anos. A pesquisa ...