• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Francisco Edilberto da Silva (3.777Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Francisco Edilberto da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa de mestrado, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do olhar dos professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a fim de evidenciar possíveis contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do referido programa. Para tanto, foi feito um breve resgate histórico das origens da educação profissional no Brasil até a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e das origens do ECI e do IFRJ/Campus Mesquita, mostrando a estreita relação entre esses espaços, respectivamente, não- formal e formal de educação, e como ela pode contribuir para a formação integral e omnilateral no ProfEPT, referenciais conceituais da EPT. Desse ponto, ocorre um diálogo com os professores participantes da pesquisa, que mostra haver no ECI contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do ProfEPT não apenas pelas ações realizadas pelo espaço como também pela própria razão de existir e essência dele. Como produto educacional, foi desenvolvido um material audiovisual aos professores do ProfEPT – IFRJ, acessível via QR-Code com possibilidade de uso de óculos de realidade virtual, sobre a utilização do ECI como ferramenta formativa em EPT.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1165
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV