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A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

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Dissertação de Leonardo Souza Santos (10.41Mb)
Data
2023
Autor
Santos, Leonardo Souza
Metadata
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Resumo
A formação da memória institucional, entre outros fatores, relaciona-se com o pensamento crítico de seus agentes como parte das atividades laborais, e a necessidade de um constante processo de aprendizagem, fruto da autorreflexão e da consciência, marcadores de sua identidade profissional. A partir dessa compreensão, esta pesquisa pretendeu contribuir com o processo de construção da identidade profissional de servidores atuantes nos arquivos do CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) nos campi Angra dos Reis, Itaguaí, Nova Iguaçu e Nova Friburgo através de recursos didáticos que lhes permitissem refletir sobre suas funções como mantenedores da memória institucional, transcendendo práticas laborais intelectualmente limitantes e meramente mecanicistas. A manutenção a que nos referimos foge de uma percepção cristalizada sobre o passado. Com base em teóricos como Stuart Hall (1998) e Maria Ciavatta (2005), entendemos a manutenção da memória arquivística como um exercício de análise contínua para que o profissional do arquivo, além de se colocar como mantenedor de documentos, aja como um facilitador de acesso a registros e se posicione como um intelectual em sintonia com correntes teóricas contemporâneas que retratam a mobilidade da identidade profissional e a natureza viva da memória institucional em articulação com a realidade de hoje e do futuro. Para tanto, lançou-se mão da base conceitual da EPT, em autores como Frigotto (2009) e Saviani (2007), para uma análise crítica das relações de trabalho e a educação; também de teorias que problematizassem o processo de formação de identidade e da memória institucional, apoiado em autores como Pollack (1989), Le Goff (1990), Nora (1993) Velho (1988) e Assmann (2011), e de estudos que analisassem as práticas arquivísticas, de organização da informação e disseminação do conhecimento. Também foram abordadas questões como a fragmentação do trabalho e a figura do trabalhador moderno e sua atuação mecanicista e espacialmente limitada (Antunes, 2009). Esta pesquisa iniciou-se apoiada na premissa que as atividades de arquivo são carregadas de estereótipos negativos, resultado do desconhecimento, e planejou, então, a partir da base teórica referenciada e da participação dos trabalhadores em arquivos do CEFET/RJ, investigar a plausibilidade dessa estereotipação e o possível impacto entre os servidores participantes do estudo. Os dados foram coletados, através de questionários virtuais e uma roda de conversa, apresentando questões ligadas à exibição de trechos de vídeos que estimulassem os participantes a refletir e expor suas percepções sobre o tema com base na EPT, considerando a memória e organização das profissões envolvidas no Instituto Federal em que atuamos, a saber: técnicos e auxiliares de arquivo, bibliotecários etc. A questão da memória foi desenvolvida a partir de um comparativo histórico entre o perfil dos primeiros arquivistas e a atuação dos profissionais de arquivo nos dias de hoje. No que tange à organização, discutiu-se quais tarefas desempenham tais profissionais nos dias de hoje no CEFET/RJ e o que precisa ser repensado. Após a verificação dos dados que corroboraram com a premissa formulada, a pesquisa desenvolveu um produto educacional baseado nos pressupostos da EPT que lançou luz na questão do papel e da identidade intelectual dos profissionais supracitados nos dias de hoje, ressaltando a importância de serem mais que servidores com incumbências mecanicistas e a relevância de pensarem seu papel e identidade intelectuais numa instituição educacional da rede federal hoje e amanhã.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1171
Collections
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