• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação - Dayenne Dutton (1.857Mb)
Data
2024
Autor
Dutton, Dayenne
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pandemia revelou um distanciamento da ciência por parte da população. Tratamentos inexistentes ou ineficazes para a doença e a desconfiança em relação à vacina ainda ecoam no imaginário de muitas pessoas. O objetivo da pesquisa foi construir um jogo de RPG digital sobre a Covid-19, que pudesse ser aplicado no Ensino Fundamental, trazendo informações sobre a doença e os conteúdos de Ciências abordados, com o intuito de propiciar a alfabetização científica. Por meio da observação participante, foram realizadas rodas de conversa que resultaram na construção e aplicação do jogo, cujos resultados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD). O jogo CoronaOver demonstrou ser uma ferramenta de ensino dinâmica, que proporciona engajamento coletivo, fomenta diversos assuntos científicos além dos propostos e possui uma plasticidade para se adaptar a outros contextos sociais. Quando combinado com outros recursos didáticos, o jogo proporciona o desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, essenciais para a formação do pensamento crítico e para a alfabetização científica.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1352
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV