• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Alexandre Fernando Coutinho da Silva (5.083Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Alexandre Fernando Coutinho da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O estudo proposto teve como tema ”Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em Administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT”. Esta investigação se enquadrou na linha de pesquisa 01 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, que trata das Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica - EPT, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A trilha metodológica foi delineada em quatro momentos integrados que se articulam em torno do objetivo da pesquisa, sendo os seguintes: referencial teórico, coleta de dados: questionário/entrevista, pesquisa participante/roda de conversa e análise do conteúdo. As novas gerações demandam de novas metodologias ativas de ensino, e para esta pesquisa, foi adotada aprendizagem baseada em jogos, objetivando a participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, refletindo também em maior autonomia no mundo do trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa teve o objetivo de contribuir com a educação empreendedora para a formação integral dos estudantes do ensino técnico em Administração do ICT, para o mundo do trabalho pela inserção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU na Agenda 2030. Quanto ao desenho da ação para a coleta de dados, este estudo teve um roteiro de um questionário diagnóstico para verificar o conhecimento prévio dos participantes da pesquisa sobre o tema e ajudar na produção do jogo digital denominado ‘’QUIZ 17ODS’’ com perguntas e respostas sendo este o produto educacional. Para o planejamento dos objetivos de aprendizagem foram utilizados imagem, vídeo e texto sobre os 17 ODS, utilizando como base a metodologia de taxonomia de bloom, com seus verbos didáticos para ajudar no processo de pensar e aprender sobre o tema. O jogo foi aplicado aos 44 participantes da turma em sala de aula do dia 08/08/2023 e após diversas jogadas realizou-se a etapa da avaliação que aconteceu através de uma roda de conversa sobre o jogo no dia 15/08/2023. Os resultados da pesquisa indicaram que os participantes compreenderam a importância da sua atuação profissão junto à temática de desenvolvimento sustentável nas questões ambientais, sociais e econômicas, para a preservação do planeta pensando num futuro mais sustentável para as novas gerações, associadas às dimensões do mundo do trabalho. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático desenvolvido é eficiente na proposta a que se destina, de forma que se pode considerá-lo adequado como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem do conteúdo abordado para uma formação integral.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1161
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV