• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo).

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação - Vanessa Oliveira (23.22Mb)
Data
2024
Autor
Oliveira, Vanessa dos Anjos de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa em questão buscou analisar os pilares da indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão, considerando as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e contribuir para a conscientização sobre a temática, com um material elaborado para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, Campus Realengo I. O referencial teórico é sustentado por autores como Saviani (2007), Ramos (2008, 2014), Araújo e Frigotto (2015), Puhl e Dresch (2016), Couto (2020), Freire (2021), Gadotti (2017) e Anjos e Sobral (2018), entre outros, enquanto a metodologia baseou-se em Fontoura (2014), Gil (2008) e Faermam (2014). Adotou-se uma abordagem qualitativa com observação participante, de natureza aplicada e caráter exploratório. Inicialmente, por meio da análise de dados obtidos em um questionário semiestruturado aplicado virtualmente, buscou-se observar as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao tema e sua familiaridade com o produto educacional a ser elaborado. A análise das respostas obtidas a partir do questionário foi realizada através da tematização, identificando os temas ou categorias relevantes e buscando relações entre eles. A partir dos resultados, elaborou-se o produto: um website informativo intitulado Indissociabilidade na EPT. Nesse website, apresenta-se a Educação Profissional e Tecnológica através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, destacando a equiparação do Colégio Pedro II a esses institutos, e a relação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura para uma formação integral, compreendendo o trabalho como um princípio educativo sob essa perspectiva. A avaliação do produto educacional também foi realizada por meio de questionários semiestruturados respondidos pelos participantes, após utilizarem o website. Concluiu-se que o produto educacional contribuiu para a conscientização do grupo sobre o tema e os resultados obtidos também revelaram lacunas na formação docente e barreiras em relação à carga horária, dentre outras dificuldades enfrentadas para que os docentes efetivamente atuem em atividades além do ensino.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1547
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV