• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Simone Gomes Vasconcelos Moreira (5.057Mb)
Data
2023
Autor
Moreira, Simone Gomes Vasconcelos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e pertence à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Considerando as reflexões geradas a partir de Contação de Histórias que tratam de alguns temas transversais, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as atividades de Contação de Histórias que contemplam alguns dos objetivos da Agenda 2030 poderiam colaborar para o desenvolvimento do letramento crítico por meio da oralidade. A pesquisa se caracteriza quanto à natureza do método como qualitativa, de caráter exploratório, e utiliza como métodos de intervenção a pesquisa-ação e o levantamento bibliográfico. Esse estudo embasou a construção do Produto Educacional (PE) intitulado “Contar e refletir histórias”, um portfólio que apresenta como o processo de planejamento e execução de uma ação (roda de conversa) com o intuito de propor novos caminhos para se estabelecerem novas relações com a linguagem oral a fim de se alcançar indicadores de Letramento Crítico. Espera-se contribuir para a Formação Humana Integral de alunos do Curso Técnico Subsequente em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no Campus São João de Meriti. A coleta de dados foi feita envolvendo a aplicação de um questionário, uma discussão em roda de conversa e a análise de áudios das atividades realizadas, a fim de viabilizar os resultados que subsidiassem as reflexões e considerações expostas. Nesta investigação foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin para a análise dos dados coletados e precisão das conclusões finais. Por meio da aplicação prática do Produto Educacional, constatou- se que o mesmo é inovador, que despertou episódios de envolvimento reflexivo nos participantes pelos instrumentos da escuta sensível e da expressão oral, e que a falta de afluência com alguns conceitos apresentados foi suprida pela própria vivência da prática educativa exploratória. A atividade interventiva revelou que objetivo da pesquisa foi alcançado nas exposições críticas e autônomas provindas dos participantes, levando ao entendimento que todo o estudo conceitual e prático deste trabalho de pesquisa infere a contribuição da Contação de História para o Letramento Crítico.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1176
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV