• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A contribuição do programa aluno monitor na formação integral dos monitores do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Janete Ribeiro dos Santos (4.981Mb)
Data
2023
Autor
Santos, Janete Ribeiro dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Aluno Monitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro. Trata-se de um programa cujo objetivo é proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de atividades práticas compatíveis com a formação escolar realizada em diversos ambientes tecnológicos na instituição. A monitoria é um programa educativo que estimula o aluno a desenvolver o aprendizado dentro da própria instituição de ensino. O diferencial do programa é a prerrogativa de uma formação integral, na perspectiva da integração entre trabalho, ciência e cultura. Compreendemos que a categoria trabalho não é emprego, que a monitoria não é mão de obra, mas um programa educativo. Desse modo, o objetivo geral do presente trabalho foi investigar a contribuição do Programa Aluno Monitor para a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRJ – Campus Rio de Janeiro. Para obtenção do objetivo geral, definiram-se como objetivos específicos, analisar como os alunos monitores compreendem o papel do Programa Aluno Monitor na sua formação; identificar elementos que constituem a dimensão formativa do programa de monitoria e abordar as temáticas que enfatizem a dimensão formativa do Programa Aluno Monitor, por meio da elaboração de oito vídeos de curta duração. Durante o percurso metodológico, adotou-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se questionários semiestruturados para a coleta de dados. Os participantes da primeira coleta de dados foram os alunos matriculados do curso Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, que participaram do programa de monitoria; o segundo grupo de participantes constituiu- se daqueles incluídos no programa em 2022. Quanto ao produto educacional, esse consiste em um conjunto de oito vídeos de curta duração, que têm como objetivo apresentar a atividade de monitoria como princípio educativo. Na pesquisa, verificou- se que o Programa Aluno Monitor contribui para formação integral, autonomia e consciência crítica acerca do papel desse aluno na sociedade.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1168
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV