Multidisciplinar
Navegar por
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
Ateliê do som: uma abordagem Steam para o estudo das ondas sonoras
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da dissertação: Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM . Orientação: Marcus Vinicius da Silva Pereira. 2022. 1 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ... -
Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação Steam
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ... -
Uso de recurso audivisual como estratégia para promoção de cultura de prevenção contra incêndio e pânico no campus Arraial do Cabo do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e pressupõe a formação integral do indivíduo em suas várias dimensões, com uma perspectiva omnilateral que ... -
Matemática e a Consciência em contexto
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da dissertação: O Ensino de Ciências e Matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do Ensino fundamental. Orientação: Maria Cristina do ... -
O Ensino de Ciências e Matemática a partir de questões socio-científicas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do Ensino fundamental
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Esta pesquisa buscou como principal objetivo possibilitar, por meio das QSC, o ensino de matemática, em uma perspectiva realista, na relação com ciências, identificadas a partir das vivências dos alunos. Foram promovidas ... -
A História da Química no ensino de Química
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: A História da Química no ensino de Química. Orientação: Giselle Rôças de Souza Fonseca; Coorientação: Denise Figueira de Oliveira. 2022. 79 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) ... -
A História da química a partir da perspectiva do uso de textos literários: formação na licenciatura em química
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Esta pesquisa teve como questão motivadora a aproximação entre a História da Química e a Química como unidade curricular por meio de textos literários e tendo como foco a Formação de Professores. A ideia é engendrar um ... -
Programa de acolhimento para professores de institutos federais
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da dissertação: Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um Instituto Federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica. Orientação: Giselle Rôças de Souza ... -
Uma proposta de programa de acolhimento para professores de um Instituto Federal envolvendo a tríade educação profissional, científica e tecnológica
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Iniciar como docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem seus desafios e esta pesquisa desenvolveu um programa de acolhimento de cunho institucional, legal e pedagógico para professores ingressantes ... -
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ... -
Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ... -
Link canal Educação Ambiental para Iniciantes
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. ... -
Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ -
Ciências no mundo de Berta: guia de abordagem pedagógica para professores da primeira etapa da educação básica
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese Possibilidades de ações a partir do livro "NO mundo de Berta": diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. Orientação: Giselle Rôças; Coorientação: Maylta Brandão dos Anjos, ... -
Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ... -
Curso de formação em educação de jovens e adultos: ênfase na aprendizagem significativa
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 6 f. Tese (Doutorado Profissional ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
Nota técnica para orientar grupos de trabalho para revisão de PPC e matriz curricular de licenciaturas em matemática
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso. Orientação: Giselle Rôças ; Coorientação: Denise Figueira-OLiveira. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado ... -
A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico ... -
Ambientaç@o : Sociedade, Tecnologia, Ambiente e Ação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: TRAJANO, Silvia Cristina de Souza. Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental. ...