Navegação Multidisciplinar por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 137
-
Acessibilidade e inclusão : divulgando a ciência em museus por meio do planetário para pessoas com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Embora o tema acessibilidade em museus e centros de ciências não seja algo dos tempos atuais, há muito o que discutir, visto que já não é mais um interesse único daqueles com deficiências, os profissionais que trabalham ... -
Ambientaç@o : Sociedade, Tecnologia, Ambiente e Ação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: TRAJANO, Silvia Cristina de Souza. Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental. ... -
Aplicações didáticas de uma célula solar construída com LED: um ensaio para a disciplina fundamentos de fnergia solar fotovoltaica no curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos
(IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Diante do cenário mundial, em que muitos países buscam substituir os combustíveis fósseis, a energia solar fotovoltaica surge como uma alternativa promissora. Portanto, o investimento no setor de geração de energia solar ... -
A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos ... -
A arte no currículo integrado: olhar dos discentes do curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A presente pesquisa buscou compreender como os discentes do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, compreendem os conteúdos artísticos em seu cotidiano para o mundo ... -
Atividades lúdicas: sistemas humanos em ação
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da tese: CUNHA, Elisangela de Souza. O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental. Orientação: Valéria da Silva Vieira. 2024. ... -
Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez
(2024)Esta pesquisa aborda o planejamento de aulas de Geografia para alcançar o pensamento geográfico no Ensino Médio, através de uma composição didática que criou espaço para os saberes e a filosofia da Educação Ambiental ... -
Aventuras bem medidas! [Livro eletrônico]: guia didático de educação financeira escolar sustentável
(IFRJ, Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da tese: SANTOS, Barbara Cristina Mathias dos. Educação financeira escolar e sustentável: um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientação: Alexandre Lopes de Oliveira. 2024. 156 ... -
Caminhos para o fortalecimento da extensão: Experiência com formação de servidores no Campus Niterói do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa discorre sobre caminhos a serem percorridos para o fortalecimento da extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de forma a assegurá-la na tríade das instituições de ensino. Parte ... -
Cartilha : desvelando o texto fílmico de produções audiovisuais sobre mudanças climáticas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da dissertação: MONTEIRO, Sílvia Pinto. Vídeos do Youtube sobre mudanças climáticas: produção de uma cartilha a partir da sua análise fílmica. Orientador: Marcus Vinícius da Silva Pereira. 2024. 84 f. ... -
Cientistas do amanhã : o clube de ciências da FAETEC motivando jovens mulheres para a ciência
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: SIMÕES, Roberta. Pode menina aqui?: a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências. Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca. 2024. 116 f. ... -
A ciência dos cheiros: uma sequência investigativa envolvendo órgãos dos sentidos
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)Produto educacional da dissertação: FARIA, Flávia Fernanda Ferreira. Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências Orientação: Sheila Pressentin Cardoso. 2024. 100 f. Dissertação ... -
Ciência nas receitas afetivas : interdisciplinaridade e afeto, importantes ingredientes em um projeto para EJA
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Esta dissertação apresenta discussões e resultados acerca da análise ao estímulo ao ensino-aprendizagem de ciências naturais, de alunos da EJA em um contexto afetivo, colaborativo e interdisciplinar, utilizando uma sequência ... -
Ciências no mundo de Berta: guia de abordagem pedagógica para professores da primeira etapa da educação básica
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Possibilidades de ações a partir do livro "NO mundo de Berta": diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. Orientação: Giselle Rôças; Coorientação: Maylta Brandão dos ... -
Cine Arco-Íris : portfólio dos vídeos da oficina de audiovisual
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: Mediações e reflexões sobre direitos humanos e a população LGBTI+ a partir de uma oficina de audiovisual em uma escola estadual.2023. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino ... -
A construção da identidade docente do futuro professor de química do IFRJ-Nilópolis por meio do Estágio Supervisionado
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Nesta tese de doutorado analisamos de que forma o Estágio Supervisionado e a Residência Pedagógica se constituem como elementos fundamentais para a construção da Identidade docente do professor de química no IFRJ-Nilópolis, ... -
A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A formação da memória institucional, entre outros fatores, relaciona-se com o pensamento crítico de seus agentes como parte das atividades laborais, e a necessidade de um constante processo de aprendizagem, fruto da ... -
A contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e pertence à linha de pesquisa Práticas ... -
Contribuição do Espaço Ciência Interativa (ECI) para a formação omnilateral dos estudantes do PROFEPT - IFRJ
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa de mestrado, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do olhar dos ... -
A contribuição do programa aluno monitor na formação integral dos monitores do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Aluno Monitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro. Trata-se de um programa cujo objetivo é proporcionar aos alunos oportunidades ...