A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2022Autor
Resende, Arthur Fernandes de Lima Costa
Metadata
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Esta pesquisa buscou como objetivo analisar as implicações de um jogo baseado na
educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e
Matemática) para o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano do ensino
fundamental. O produto educacional gerado a partir da pesquisa é uma cartilha com o
tema STEAM na Prática destinada a professores que busquem a divulgação da
perspectiva STEAM. Sob a perspectiva STEAM busca-se o desenvolvimento dos
estudantes frente às demandas atuais, um espaço interdisciplinar que tenha o estudante
como protagonista do processo de ensino aprendizagem. Para este desenvolvimento
entende-se que são importantes as contribuições de Vygotsky ao propor o
sociointeracionismo como meio para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A
pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal de ensino da Prefeitura de
Niterói, a Escola Municipal João Brazil, os participantes da pesquisa foram 25 estudantes
do quinto ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa
utilizando as rodas de conversas para a coleta de dados. A análise de dados foi realizada
por meio das conversas de aprendizagens. Os resultados apontam que, por meio das
interações realizadas, a abordagem STEAM contribuiu para o processo de aprendizagem
de modo a estimular os estudantes na resolução de problemas e no desenvolvimento da
criatividade e da curiosidade. Conclui-se que a abordagem STEAM por meio de um jogo,
tem potencial para trazer contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de
alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.