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A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

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Arthur Fernandes de Lima Costa Resende - Dissertação (5.336Mb)
Data
2022
Autor
Resende, Arthur Fernandes de Lima Costa
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa buscou como objetivo analisar as implicações de um jogo baseado na educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano do ensino fundamental. O produto educacional gerado a partir da pesquisa é uma cartilha com o tema STEAM na Prática destinada a professores que busquem a divulgação da perspectiva STEAM. Sob a perspectiva STEAM busca-se o desenvolvimento dos estudantes frente às demandas atuais, um espaço interdisciplinar que tenha o estudante como protagonista do processo de ensino aprendizagem. Para este desenvolvimento entende-se que são importantes as contribuições de Vygotsky ao propor o sociointeracionismo como meio para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. A pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal de ensino da Prefeitura de Niterói, a Escola Municipal João Brazil, os participantes da pesquisa foram 25 estudantes do quinto ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa utilizando as rodas de conversas para a coleta de dados. A análise de dados foi realizada por meio das conversas de aprendizagens. Os resultados apontam que, por meio das interações realizadas, a abordagem STEAM contribuiu para o processo de aprendizagem de modo a estimular os estudantes na resolução de problemas e no desenvolvimento da criatividade e da curiosidade. Conclui-se que a abordagem STEAM por meio de um jogo, tem potencial para trazer contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1581
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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