História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
Resumo
Esse trabalho buscou valorizar processos colaborativos que consideram a complexidade da
prática docente e as rápidas transformações que vêm ocorrendo na dinâmica escolar, assim
como a demanda da superação do isolamento do professor em sala de aula. Deste modo
objetivamos analisar as contribuições e os limites de professores dos anos iniciais em um
processo formativo desenvolvido a partir de um grupo colaborativo, visando o
desenvolvimento profissional docente através da abordagem da História da Ciência no
Ensino. A incorporação dessa área se deve ao fato de que será trabalhada a ciência mais
humanizada, abordando episódios históricos que serão trabalhados no grupo colaborativo, e
que em seguida, serão elaboradas estratégias didáticas para a sala de aula. Essas atividades
serão construídas e refletidas no grupo colaborativo. O percurso foi registrado e
transformado em um livro, produto educacional dessa tese, para que esse percurso seja
compartilhado com outras comunidades escolares. O presente trabalho é uma pesquisa
qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa participante. A coleta de dados
aconteceu a todo momento e ocorreu através da observação participante, elaboração de um
diário de campo, questionários e entrevistas e do grupo focal. Os dados foram feitos através
da Análise Textual discursiva (ATD). Pode-se destacar algumas potencialidades do grupo
colaborativo, como na superação da pandemia do COVID-19 e a escola pública, que foi muito
determinante na superação das (im)possibilidades, como contribuição para a autoestima e
confiança; desenvolvimento da capacidade da argumentação, apoio mútuo e
desenvolvimento da destreza da análise crítica em todo esse processo. Também existiram
limites em relação ao grupo colaborativo, como a sobrecarga de trabalho que os docentes
decorrentes da pandemia e a falta de tempo e a falta de habilidade na leitura de textos. O
produto educacional elaborado nessa tese é o livro <Cientista para crianças= que é composto
por estratégias didáticas produzidos no grupo colaborativo e validado pela Secretaria
Municipal de Educação de Barra Mansa e Pinheiral, possuindo alta aderência e capilaridade
em várias realidades de sala de aula, contribuindo para a democratização da ciência.