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História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo

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Lucas Peres Guimarães - Tese (1.907Mb)
Data
2022
Autor
Guimarães, Lucas Peres
Metadata
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Resumo
Esse trabalho buscou valorizar processos colaborativos que consideram a complexidade da prática docente e as rápidas transformações que vêm ocorrendo na dinâmica escolar, assim como a demanda da superação do isolamento do professor em sala de aula. Deste modo objetivamos analisar as contribuições e os limites de professores dos anos iniciais em um processo formativo desenvolvido a partir de um grupo colaborativo, visando o desenvolvimento profissional docente através da abordagem da História da Ciência no Ensino. A incorporação dessa área se deve ao fato de que será trabalhada a ciência mais humanizada, abordando episódios históricos que serão trabalhados no grupo colaborativo, e que em seguida, serão elaboradas estratégias didáticas para a sala de aula. Essas atividades serão construídas e refletidas no grupo colaborativo. O percurso foi registrado e transformado em um livro, produto educacional dessa tese, para que esse percurso seja compartilhado com outras comunidades escolares. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa participante. A coleta de dados aconteceu a todo momento e ocorreu através da observação participante, elaboração de um diário de campo, questionários e entrevistas e do grupo focal. Os dados foram feitos através da Análise Textual discursiva (ATD). Pode-se destacar algumas potencialidades do grupo colaborativo, como na superação da pandemia do COVID-19 e a escola pública, que foi muito determinante na superação das (im)possibilidades, como contribuição para a autoestima e confiança; desenvolvimento da capacidade da argumentação, apoio mútuo e desenvolvimento da destreza da análise crítica em todo esse processo. Também existiram limites em relação ao grupo colaborativo, como a sobrecarga de trabalho que os docentes decorrentes da pandemia e a falta de tempo e a falta de habilidade na leitura de textos. O produto educacional elaborado nessa tese é o livro <Cientista para crianças= que é composto por estratégias didáticas produzidos no grupo colaborativo e validado pela Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa e Pinheiral, possuindo alta aderência e capilaridade em várias realidades de sala de aula, contribuindo para a democratização da ciência.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1586
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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