"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, analisar e elaborar uma proposta de inserção do
documentário "Estamira" no ambiente escolar, a partir das atividades trabalhadas. O
documentário permite várias abordagens pedagógicas, e para essa pesquisa optamos por
tratar da questão socioambiental na confluência com o ensino de ciências. Ressaltamos a
importância do trabalho para promoção de uma reflexão ambiental de forma crítica,
questionadora e com princípios humanitários que consideram o sujeito em seu mundo.
Pretendemos que as reflexões suscitadas ultrapassem a dimensão ecológica e considere,
também, os aspectos políticos, sociais e econômicos que envolvem as questões. Nesse
sentido, se fez importante questionar o modo de produção e consumo, bem como as
condições de trabalho e renda que, muitas vezes, ao invés de dignificar o ser humano, o
tem exposto às situações de extrema pobreza, miséria, indigência e exclusão. Tal situação
é observada na obra cinematográfica "Estamira". Por isso, o documentário será analisado
à luz da educação ambiental crítica. As reflexões acerca do filme e do ensino de ciências
ligados à educação ambiental e formação de professores em ação apresentaram resultados
positivos no processo da transposição da linguagem interpretativa na sala de aula. Dessa
maneira, produzimos, como produto educacional que marca esse estudo, além da própria
proposta contida na dissertação, pequenos documentários com os alunos. Esses versam
sobre a questão ambiental e a questão social. Pretendemos que ele sirva como instrumento
educacional que possa ser utilizado nas escolas com os alunos do ensino médio. E que
possa, ainda, inspirar e colaborar nas estratégias de ensino, formação de professores, no
intuito de promover o debate e contribuir para a cidadania no seu aspecto crítico.