• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
André Luiz de Oliveira Teixeira - Dissertação (2.744Mb)
Data
2021
Autor
Teixeira, André Luiz de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, analisar e elaborar uma proposta de inserção do documentário "Estamira" no ambiente escolar, a partir das atividades trabalhadas. O documentário permite várias abordagens pedagógicas, e para essa pesquisa optamos por tratar da questão socioambiental na confluência com o ensino de ciências. Ressaltamos a importância do trabalho para promoção de uma reflexão ambiental de forma crítica, questionadora e com princípios humanitários que consideram o sujeito em seu mundo. Pretendemos que as reflexões suscitadas ultrapassem a dimensão ecológica e considere, também, os aspectos políticos, sociais e econômicos que envolvem as questões. Nesse sentido, se fez importante questionar o modo de produção e consumo, bem como as condições de trabalho e renda que, muitas vezes, ao invés de dignificar o ser humano, o tem exposto às situações de extrema pobreza, miséria, indigência e exclusão. Tal situação é observada na obra cinematográfica "Estamira". Por isso, o documentário será analisado à luz da educação ambiental crítica. As reflexões acerca do filme e do ensino de ciências ligados à educação ambiental e formação de professores em ação apresentaram resultados positivos no processo da transposição da linguagem interpretativa na sala de aula. Dessa maneira, produzimos, como produto educacional que marca esse estudo, além da própria proposta contida na dissertação, pequenos documentários com os alunos. Esses versam sobre a questão ambiental e a questão social. Pretendemos que ele sirva como instrumento educacional que possa ser utilizado nas escolas com os alunos do ensino médio. E que possa, ainda, inspirar e colaborar nas estratégias de ensino, formação de professores, no intuito de promover o debate e contribuir para a cidadania no seu aspecto crítico.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1583
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV