Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM
Resumo
O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda
são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta
pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas
sonoras por meio da educação com abordagem STEAM na montagem de um
instrumento musical, que resultou no produto educacional em formato audiovisual
para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para
o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de
quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram também
confeccionados – manual de montagem da cítara quebra-cabeças, itinerário
pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem – tendo por base a Educação
STEAM, a aprendizagem baseada em problemas e o sociointeracionismo, por meio
da proposta de desafios e trabalho em grupo. O vídeo como produto educacional foi
aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica das áreas de
Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o
produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial da estratégia
pedagógica Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados,
conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes desta pesquisa.
Pretendemos, assim, incentivar outros estudos sobre ondas sonoras, preconizando
o uso da música no processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa
e criativa, bem como aplicar o Ateliê do Som em condições reais de sala de aula
com estudantes.