• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Emerson de Souza Queiroz - Dissertação (5.148Mb)
Data
2022
Autor
Queiroz, Emerson de Souza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ensino de ondas sonoras por meio da educação com abordagem STEAM na montagem de um instrumento musical, que resultou no produto educacional em formato audiovisual para apresentar o Ateliê do Som – um ambiente de aprendizagem colaborativa para o uso pedagógico do instrumento musical de 14 cordas – uma cítara em formato de quebra-cabeças. Além desse instrumento, seis artefatos textuais foram também confeccionados – manual de montagem da cítara quebra-cabeças, itinerário pedagógico e quatro dinâmicas de aprendizagem – tendo por base a Educação STEAM, a aprendizagem baseada em problemas e o sociointeracionismo, por meio da proposta de desafios e trabalho em grupo. O vídeo como produto educacional foi aplicado remotamente com 23 professores da Educação Básica das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. Como resultado, podemos afirmar que o produto atendeu às expectativas para apresentar o potencial da estratégia pedagógica Ateliê do Som, tornando viável e aplicável os artefatos associados, conforme evidenciaram as respostas dos docentes participantes desta pesquisa. Pretendemos, assim, incentivar outros estudos sobre ondas sonoras, preconizando o uso da música no processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica, atrativa e criativa, bem como aplicar o Ateliê do Som em condições reais de sala de aula com estudantes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1584
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV