O ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental.
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Wernek, Stefannie Dusek de Novaes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa buscou como principal objetivo possibilitar, por meio das QSC, o ensino
de matemática, em uma perspectiva realista, na relação com ciências, identificadas a
partir das vivências dos alunos. Foram promovidas atividades pela professora e
pesquisadora, a partir do que são questões sociocientíficas na interseção com
conhecimentos da matemática, ciências (saúde, biologia, etc.). Para o desenvolvimento
do estudo, trabalhamos com referencial da perspectiva da matemática realista, e outros
pesquisadores para discussão teórica das questões sociocientíficas. A pesquisa foi
realizada em uma escola estadual localizada, no município de São João de Meriti, do
Rio de Janeiro, e contou com a participação de alunos do nono ano do ensino
fundamental e de professores da escola básica. Em relação aos alunos, a pesquisa
utilizou narrativas e a participação direta do conteúdo do produto, por meio de oficina e
formulários. A análise das narrativas, protocolo 1 desta pesquisa, se deu pela análise
da argumentação. Para chegar às questões sociocientíficas relevantes procuramos
identificar, das vivências deles, questões que incluíssem o ensino interdisciplinar em
busca de uma alfabetização científica e tecnológica. Para os demais protocolos, utilizouse a análise do conteúdo. Em relação aos docentes, durante a pandemia da Covid-19
foi realizada uma oficina de forma remota, uma vez que o produto passou a ser pensado
para eles. Os resultados apontaram temas sociocientíficos trazidos pelos discentes em
três principais dimensões sociais que sobressaíram nas narrativas, são eles:
Segurança, Meio Ambiente e Convívio Social. Em relação aos docentes identificamos
poucos exemplos de uso de temas sociocientíficos em sua prática docente. As
atividades pensadas para o produto educacional são de cunho interdisciplinar e
relacionam a matemática e ciências promovendo uma Alfabetização Científica e
Tecnológica. O produto educacional gerado apresenta-se como uma Revista DigitalMa[temática] Cons[ciências] em Contexto, direcionada aos docentes, com o objetivo de
mostrar as atividades realizadas neste estudo e levantar possibilidades de se trabalhar
as questões sociocientíficas no ensino de ciências e de matemática.