• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Luiz Felipe Santoro Dantas - Tese (7.061Mb)
Data
2022
Autor
Dantas, Luiz Felipe Santoro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos no ensino de ciências por meio de materiais de divulgação científica e dos instrumentos tecnológicos, fundamentado na divulgação científica, ensino de ciências e tecnologias digitais de informação e comunicação. Dessa maneira, intencionamos avaliar os impactos e a pertinência do podcast Ciência em Pingos no ensino, produto educacional desta tese, elaborado com o objetivo de levar informações de temas científicos usando linguagem interessante e atraente para alunos, professores e o público em geral, no estilo do que se faz na divulgação científica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativo com vistas a mensurar o impacto do podcast elaborado. Nessa perspectiva, o trabalho tem caráter exploratório, apoiado na pesquisa do tipo bibliográfica. Seus sujeitos centrais foram professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), assim como professores em formação do curso de Licenciatura em Química da UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecido pelo consórcio Centro Superior de Educação a Distância (CEDERJ). Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica da triangulação, por meio de entrevistas não estruturadas com os professores universitários e questionário com professores em formação. Incluímos também, como sujeitos secundários, estudantes do Ensino Médio Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), para analisarem a receptividade, potencialidades e limitações quanto ao uso dos podcast nas aulas por meio da observação do professor responsável pela turma. Devido aos resultados alcançados, elaborou-se também um segundo produto educacional, o e-book <Por que ainda não fiz um podcast? Um guia descomplicado=, para auxiliar professores, professores em formação e o público geral, a fim de torná-lo um suporte que auxilie na produção de seus podcasts de maneira simples e rápida. Ambos os produtos passaram pela etapa de pré-produção, produção e pós-produção e foram validados por pareceristas e avaliados pelos sujeitos da pesquisa em diferentes instâncias. O Ciência em pingos encontra-se nos principais agregadores de podcasts e o e-book disponibilizado na plataforma ResearchGate. Como resultado, o podcast se mostra como um recurso educacional promissor e com grande potencial no ensino de ciências, sendo um material de divulgação científica que consegue atrair os estudantes e professores, e que contribui significativamente para alfabetização científica no ensino de ciências.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1588
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV