Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
Resumo
A presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que
atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem
pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos
no ensino de ciências por meio de materiais de divulgação científica e dos
instrumentos tecnológicos, fundamentado na divulgação científica, ensino
de ciências e tecnologias digitais de informação e comunicação. Dessa
maneira, intencionamos avaliar os impactos e a pertinência do podcast
Ciência em Pingos no ensino, produto educacional desta tese, elaborado
com o objetivo de levar informações de temas científicos usando linguagem
interessante e atraente para alunos, professores e o público em geral, no
estilo do que se faz na divulgação científica. Para tanto, realizou-se uma
pesquisa do tipo qualitativo com vistas a mensurar o impacto do podcast
elaborado. Nessa perspectiva, o trabalho tem caráter exploratório, apoiado
na pesquisa do tipo bibliográfica. Seus sujeitos centrais foram professores
da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal do
Rio de Janeiro (IFRJ), assim como professores em formação do curso de
Licenciatura em Química da UERJ e da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ) oferecido pelo consórcio Centro Superior de Educação a
Distância (CEDERJ). Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica da
triangulação, por meio de entrevistas não estruturadas com os professores
universitários e questionário com professores em formação. Incluímos
também, como sujeitos secundários, estudantes do Ensino Médio Técnico
em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de educação de
jovens e adultos (EJA), para analisarem a receptividade, potencialidades e
limitações quanto ao uso dos podcast nas aulas por meio da observação do
professor responsável pela turma. Devido aos resultados alcançados,
elaborou-se também um segundo produto educacional, o e-book <Por que
ainda não fiz um podcast? Um guia descomplicado=, para auxiliar
professores, professores em formação e o público geral, a fim de torná-lo
um suporte que auxilie na produção de seus podcasts de maneira simples
e rápida. Ambos os produtos passaram pela etapa de pré-produção,
produção e pós-produção e foram validados por pareceristas e avaliados
pelos sujeitos da pesquisa em diferentes instâncias. O Ciência em pingos
encontra-se nos principais agregadores de podcasts e o e-book
disponibilizado na plataforma ResearchGate. Como resultado, o podcast se
mostra como um recurso educacional promissor e com grande potencial no
ensino de ciências, sendo um material de divulgação científica que consegue
atrair os estudantes e professores, e que contribui significativamente para
alfabetização científica no ensino de ciências.