O ensino de ciências por meio de questões sociocientíficas e literatura na educação infantil.
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Melo, Adriana Maria de Oliveira Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa tem como foco o primeiro segmento da Educação Básica, a saber, a Educação
Infantil. Utilizamos a literatura como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa.
Além da literatura, consideramos que uma das dimensões dessa pesquisa vem do
direcionamento dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular, que por
sua composição, abarcam objetivos transversais sociais com vieses científicos, aproxima-se
de questões sociocientíficas com impacto na vida das crianças deste nível escolar. Nesta
pesquisa a realidade que envolve as crianças de Educação Infantil e os docentes que nela
atuam. O contato das crianças com o ensino de ciências na creche/pré-escola possibilita o
desenvolvimento e ampliação do conhecimento nos variados campos de experiências. O
desenvolvimento e a apropriação do conhecimento por parte das crianças é um aspecto de
suma importância dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para essa compreensão
nos pautamos na corrente da psicologia de Lev Vygotsky, chamada Psicologia Histórico
Cultural. Autores, tais como Emília Ferreiro, Fábio Pérez e Isabel Martins colaboram como
referenciais. A pesquisa aponta para o percurso da interdisciplinaridade com as questões
sociocientíficas no ensino de ciências, de forma a levar as crianças a elaborarem soluções e
possibilidades de encaminhamentos para determinada questão sociocientífica, de acordo
com suas experiências e realidades, e dos conhecimentos que os campos de experiências
propõem a serem desenvolvidos. Trata-se de pesquisa qualitativa por utilizar dados que
foram coletados na interação do pesquisador com os sujeitos da pesquisa. Esta forma de
pesquisa leva em conta os acontecimentos e as percepções do observador in loco. Diante
do que foi analisado e constatado nota-se que o docente dessa faixa etária, ao trabalhar
com as questões sociocientíficas, de forma interdisciplinar, aponta que esse pode ser um
caminho que leve a criança a se aproximar da ciência. Como produto educacional para a
pesquisa, foi confeccionado um minicurso composto por vídeos. Minicurso direcionado aos
docentes não só da Educação Infantil, mas de diferentes segmentos e construído para
ajudá-los na formação permanente.