• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino de ciências por meio de questões sociocientíficas e literatura na educação infantil.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Adriana Maria Rodrigues de Oliveira Melo - Dissertação (930.1Kb)
Data
2022
Autor
Melo, Adriana Maria de Oliveira Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa tem como foco o primeiro segmento da Educação Básica, a saber, a Educação Infantil. Utilizamos a literatura como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa. Além da literatura, consideramos que uma das dimensões dessa pesquisa vem do direcionamento dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular, que por sua composição, abarcam objetivos transversais sociais com vieses científicos, aproxima-se de questões sociocientíficas com impacto na vida das crianças deste nível escolar. Nesta pesquisa a realidade que envolve as crianças de Educação Infantil e os docentes que nela atuam. O contato das crianças com o ensino de ciências na creche/pré-escola possibilita o desenvolvimento e ampliação do conhecimento nos variados campos de experiências. O desenvolvimento e a apropriação do conhecimento por parte das crianças é um aspecto de suma importância dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para essa compreensão nos pautamos na corrente da psicologia de Lev Vygotsky, chamada Psicologia Histórico Cultural. Autores, tais como Emília Ferreiro, Fábio Pérez e Isabel Martins colaboram como referenciais. A pesquisa aponta para o percurso da interdisciplinaridade com as questões sociocientíficas no ensino de ciências, de forma a levar as crianças a elaborarem soluções e possibilidades de encaminhamentos para determinada questão sociocientífica, de acordo com suas experiências e realidades, e dos conhecimentos que os campos de experiências propõem a serem desenvolvidos. Trata-se de pesquisa qualitativa por utilizar dados que foram coletados na interação do pesquisador com os sujeitos da pesquisa. Esta forma de pesquisa leva em conta os acontecimentos e as percepções do observador in loco. Diante do que foi analisado e constatado nota-se que o docente dessa faixa etária, ao trabalhar com as questões sociocientíficas, de forma interdisciplinar, aponta que esse pode ser um caminho que leve a criança a se aproximar da ciência. Como produto educacional para a pesquisa, foi confeccionado um minicurso composto por vídeos. Minicurso direcionado aos docentes não só da Educação Infantil, mas de diferentes segmentos e construído para ajudá-los na formação permanente.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1596
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV