O emprego do ensino híbrido no estudo de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio.
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo demonstrar a singularidade pedagógica do ensino híbrido,
considerando-se as conotações teórico-conceituais e as práticas desse método de ensino, na
disciplina de Genética em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O projeto desenvolveuse em uma unidade escolar privada de Educação Básica, da cidade de Belford Roxo, Baixada
Fluminense. Nesse sentido e, pelo fato da escola se encontrar numa região fluminense com um
dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado do Rio de Janeiro, o trabalho
possui um viés social ao aproximar os conceitos de genética com situações do cotidiano, em
uma região carente da difusão e reflexão do conhecimento científico estruturado e
compartilhado como um bem social. A pesquisa se desenvolve com uma professora
colaboradora, em uma turma de primeiro ano do ensino médio com 29 alunos com idade entre
1 3 e 15 anos. Para o desdobramento da pesquisa, a metodologia adotada será de abordagem
qualitativa e de observação participante. A escolha da escola deve-se ao fato da mesma ser local
de trabalho do pesquisador participante e por ser o ambiente que despertou a <inquietação=
acerca das dificuldades em ensinar genética no ensino médio. Os resultados obtidos demonstram
que estapesquisa, com a inserção do ensino híbrido, proporcionara aos alunos umaaprendizagem
mais ativa dos conteúdos de genética abordados, bem como favoreceu a ampliação do
conhecimento dos recursos didáticos além de proporcionar o desenvolvimento de
novasestratégias de ensino-aprendizagem neste assunto.