• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Listar Teses e Dissertações defendidas no IFRJ por título 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Listar Teses e Dissertações defendidas no IFRJ por título
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Listar Teses e Dissertações defendidas no IFRJ por título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Teses e Dissertações defendidas no IFRJ por título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 59-78 de 135

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional 

      Silva, Daniele Pereira da; Oliveira, Alexandre Lopes de (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e ...
    • Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências 

      Pinto, Maria José Barbosa; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      Produto educacional da dissertação: PINTO, Maria José Barbosa. Explorando os caminhos dos alimentos: Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Grazielle ...
    • Explorando os caminhos dos alimentos : Oficina Interativa para o ensino de ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista 

      Pinto, Maria José Barbosa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de um recurso didático pedagógico, sob a forma de oficinas interativas, no ensino de Ciências da Natureza, com foco na temática Vida e Evolução, para a aprendizagem, ...
    • Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental 

      Fonseca, Fernanda de Lemos; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ...
    • Formação continuada em serviço: desenvolvimento profissional do professor no âmbito do ensino de ciências em um colégio militarizado. 

      Silva, Layla Lúcia Galante; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      O presente trabalho apresenta uma pesquisa que consistiu em investigar a construção de um processo de formação continuada em serviço de professores em uma escola militar, bem como compreender a prática docente e a ...
    • Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF. 

      Ribeiro, Maryluci da Silva (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)
      A pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no ...
    • Formação de educadores e a transversalidade da educação ambiental : o site como recurso digital de ensino, organização, divulgação e reflexão socioambiental 

      Trajano, Silvia Cristina de Souza (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      O objetivo da pesquisa é contribuir com a formação docente e de Educadores, ampliando o espaço de discussão com o auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, despertando, os estudantes para as concepções ...
    • Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ 

      Augustinho, Elizabeth (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)
      A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ...
    • A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 

      Silva, Tertuliano Soares e (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). ...
    • A formação de professores em matemática no IFRJ: com a palavra o nosso egresso 

      Silva, Cintia dos Santos (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)
      O objetivo desta pesquisa foi o de investigar, junto aos egressos das licenciaturas em matemática do IFRJ, a respeito das suas impressões sobre a formação inicial para o ensino da matemática. O desenvolvimento metodológico ...
    • Formação inicial de professores como uma ponte entre o museu de ciências e a escola 

      Taveiros, Elizabeth Martins Tavares (IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
      A aproximação entre comunidade escolar e os espaços não formais de educação, por meio das visitas dos alunos, podem criar a vontade de explorar, descobrir e se inspirar. Tirar os alunos dos muros escolares é também uma ...
    • Formando profissionais de revisão de textos no sistema braille no Instituto Benjamin Constant: do papel à linha braille. 

      Abreu, Geni Pinto de (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      A presente pesquisa tem como finalidade compreender e contribuir para melhorar o cotidiano dos Revisores de Textos Braille do Instituto Benjamin Constant (IBC) por meio da construção de caminhos para aprimorar parte do ...
    • Fui designado fiscal de contratos, e agora? A formação integral de servidores no âmbito da fiscalização de contratos no IFRJ - Campus Paracambi. 

      Silva, Antonio Eduardo Seabra da (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      No universo de ações que fazem parte das engrenagens do serviço público, a fiscalização de contratos mostra-se como uma das etapas de grande relevância, uma vez que tem influência em aspectos como a qualidade de vida no ...
    • Gamificação : estratégias para o ensino de ciências 

      Fraga, Vinícius Munhoz; Almeida, Caio Marlon da Silva de; Fonseca, Taís Pereira da; Braga, Eduardo dos Santos de Oliveira; Pereira, Marcus Vinicius (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ...
    • Gestão institucional: a relevância do técnico em saúde bucal contextualizada às clínicas odontológicas de graduação da Faculdade de Ondotologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói. 

      Sousa, Paulo Roberto Pereira de (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      O êxito da Gestão Institucional no setor público passa por diretrizes claras e sólidas que visem o benefício da coletividade social e tenham como alicerce o ser humano, a fim de gerar valor público em suas ações para ...
    • Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem 

      Lisbôa, Cássia do Carmo Andrade; Moreira, Maria Cristina do Amaral (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ...
    • Guia didático - e-book com sequencias didáticas e uso de metodologias ativas com fundamentos da Lei de Ohm 

      Silva, Luciano Santos da; Duarte, Patricia Maneschy (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da dissertação O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado ...
    • Horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no CIEP Armindo Marílio Doutel de Andrade 

      Ribeiro, Rafaela Corrêa; Castro, Denise Leal (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      Produto educacional da dissertação: RIBEIRO, Rafaela Corrêa. A horta escolar e o protagonismo dos estudantes na EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro. Orientador: Denise Leal Castro. 2024. ...
    • A horta escolar e o protagonismo dos estudantes da EJA no ensino fundamental num CIEP da rede municipal do Rio de Janeiro 

      Ribeiro, Rafaela Corrêa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)
      A pesquisa investigou se a Horta Escolar favoreceu a formação para cidadania e o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA do CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade que fica localizado no bairro ...
    • Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolar 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV